Bronze Hack | O que lhe espera

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
Published in
5 min readMar 8, 2019

O Bronze Hack é minha tentativa de equipar um cenário de mitologia suméria para ser rodado no The Black Hack 2ªEd (TBH2). Enquanto estiver lendo, esqueça a fantasia alta com toques de medievalismo. Aqui trataremos da era de bronze, o início da humanidade. Um tempo brutal e tribal em que deuses sombrios caminhavam entre os rios gêmeos da Mesopotâmia. Parte-se do pressuposto de que você já sabe jogar o sistema em que o Bronze Hack foi baseado. Caso nunca tenha jogado, você pode baixar essa tradução grátis para para o português feita pela comunidade The Black Hack Rpg Brasil, clicando aqui.

Neste primeiro capítulo iremos descobrir o que podemos esperar de uma sessão de jogo com o Bronze Hack. É de consenso geral entre os amantes do hobbie de que uma mesa de jogadores com expectativas alinhadas garante uma sessão de jogo mais divertida e menos frustrante. Este capítulo é voltado não apenas para mestres, mas em grande medida para os jogadores que se interessam pelo cenário e sua estética. Por fim, as diretrizes aqui expostas são apenas as que eu uso em meus jogos quando mestro. Eu acredito que elas garantem o teor estético e a experiência dos jogadores neste mundo cruel da Era de Bronze… mas esta é apenas a minha opinião. Caso você e seu grupo encontrem uma maneira que julguem ser mais legal que a minha, vão em frente. O jogo é o que você faz dele.

Sumário

  1. O que lhe espera
  2. Classes
  3. Magia e seus efeitos colaterais
  4. Sob o sol de bronze
  5. A estalagem de Damkina
  6. Política e sociedade
  7. Teologia
  8. Apêndice A: Armas
  9. Apêndice B: Artefatos mágicos
  10. Apêndice C: Criaturas naturais
  11. Apêndice D: Monstros terrestres
  12. Apêndice E: Monstros Aquáticos
  13. Ficha de Personagem

Este mundo é violento e a taxa de mortalidade é alta.

Extinção é a regra, sobrevivência é vitória. Provavelmente você correrá perigo de vida em praticamente todas as aventuras. Se o seu personagem morrer, celebre os feitos que ele fez em vida, queime sua ficha e faça uma nova com um novo personagem. O mestre lhe colocará na aventura assim que for possível.

Leis brutais continuam sendo leis.

O fato de ser um mundo violento, não significa que ele é anárquico. A Suméria é o berço da civilização e as primeiras leis foram esculpidas em pedras ali. Por isso, saiba que todos os seus atos terão consequências à altura nessa realidade.

Você quer queimar uma ponte de fuga e assistir um chacal demoníaco dizimar uma vila para na manhã seguinte ir pilhar todas as casas do lugar? Isso terá consequências. Você quer resolver tudo arrancando a cabeça de quem entra no seu caminho? Isso terá consequências.

Faça o que deve ser feito e lide com o que vier disso.

Guerra

O status quo é a guerra. De tempos em tempos acontece de vários reis e rainhas concordarem que a paz é mais lucrativa que a guerra, mas isso é raro e acontece por pouco tempo. De um modo geral, em todo momento alguma cidade estará em guerra com outra. Muitas vezes as grandes cidades decidem alargar seus territórios e acabam entrando em guerra com pequenas vilas e comunidades afastadas também.

Heroísmo & Alinhamento

Se você quiser ter uma outra agenda que não coincida com a do heroísmo, está tudo bem. Não espera-se que você seja um herói e tão pouco espera-se que você seja um vilão. Se seu personagem é bom, neutro ou mal (ou qualquer nuance entre estes conceitos), os seus atos durante o jogo irão determinar isso. Igual é na vida real, o mundo do Bronze Hack reage às suas atitudes em jogo. Você pode entender isto como coerência.

Mulheres

Ninguém vai rolar dados para saber se pegou malária ou vai fazer testes para saber se acordou com torcicolo. Isso significa que para a Suméria mítica da era de bronze se tornar um cenário propício à aventura (e um ambiente seguro a todos os jogadores!), nós precisamos fazer adaptações narrativas que vão de encontro ao contexto histórico como ele realmente foi.

Nesta realidade as mulheres têm voz, têm poder e estão submetidas igualmente às mesmas leis brutais que os homens. Se você estiver procurando um cenário onde você possa dar vazão às suas vontades secretas de desrespeitar as pessoas, o Bronze Hack não é para você.

Infância

Apesar de a infância ser entendida de outra maneira, não faria muito sentido seu personagem ser uma criança. As crianças são criadas dentro dos muros seguros das cidades ou restritas ao raio geográfico de suas vilas. A chance de uma criança sobreviver a uma viagem de mais do que três hexágonos é praticamente nula. Quando comunidades são forçadas a um êxodo, elas fazem uma cerimônia na noite anterior à viagem comemorando o período que tiveram com as crianças, como um triste fechamento de ciclo. O entendimento é de que pelo menos 90% daquelas crianças morrerão durante a viagem.

Velhice

É tão raro encontrar pessoas mais velhas neste mundo que as poucas que existem são chamadas de Anciãs nas cidades e frequentemente são consultadas pelos líderes em situações onde é necessário uma sabedoria estratégica. Isso não significa, claro, que conforme você for subindo de level (HD) você não possa imaginar que seu personagem está ficando mais velho. Na verdade, eu acredito que isso até dê uma textura mais interessante à estética do jogo. Um caçador de recompensas de nível 8, pode ter cabelos grisalhos e metade da face queimada o cegando de um olho, por exemplo.

Tesouros

Tesouros podem resolver muitas coisas, mas certamente eles são um imã de problemas. Esteja ciente de que ter riquezas (ou um item raro) em mãos irá atrair perigos. Guardá-las em um local seguro pode ser a premissa de uma aventura por si só.

Mistério

A Terra tem muito mais espaços vazios e inexplorados do que espaços ocupados pela civilização. De um modo geral, as pessoas não saem dos limites de sua cidade com frequência. Quando precisam fazer uma viagem, se despedem dos parentes como se não fossem voltar. As rotas usadas para as jornadas são as comprovadamente mais seguras e pouca inovação é tentada. Explorar um hexágono desconhecido da Terra tem o mesmo peso e mistério de explorar uma região abissal do fundo do mar. Ouve-se histórias, mas na prática os habitantes da cidade não sabem o que está lá fora de verdade.

Animais

Pense em como o mundo era há 5000 anos. Pense na quantidade de animais que ainda não haviam sido extintos. O mundo do Bronze Hack é repleto de leopardos, leões, auroques, grandes mamíferos e até alguns animais antediluvianos (descendentes dos primeiros dinossauros). Pouquíssimos são domesticados de forma que a grande maioria representa algum perigo para os jogadores.

Monstruosidades

Alguns deuses abriram as portas da Terra para os humanos para trazer ordem e civilização ao que antes era apenas caos. Logicamente existem grupos que não gostaram nada disso. Eles reinavam na Terra em caos e agora estão perdendo seu domínio sobre ela. A humanidade é uma expressão da ordem enquanto o que se entende por bestialidade é uma expressão do caos. Alguns humanos decidem se aliar aos antigos senhores do caos em troca de poder e dinheiro. Aos poucos eles vão abrindo mão de sua humanidade e se tornando algo mais próximo de bestas e monstros.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão