Narrow Road | R$23

Um sistema minimalista para RPGs ambientados na Ásia do período feudal

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
5 min readAug 29, 2019

--

Narrow Road é um sistema de panfleto desenvolvido pelo designer Guilherme Gontijo para jogos ambientados no Japão Feudal. Criado como uma solução para jogar a aventura Frozen Province, o sistema busca em suas mecânicas e objeto transpirar o espírito das histórias vividas em jogo. Suas aventuras estão em algum lugar entre filmes de Akira Kurosawa e desenhos animados de Hayao Miyazaki. A brutalidade das batalhas silenciosas e o sublime natural das viagens por um Japão rural.

O sistema é em parte inspirado no jogo minimalista Into the Odd. Isso significa duas coisas. Prinmeiro, ele é jogado seguindo os princípios do OSR Quickprimer. Segundo, você tem apenas três atributos: Esforço, Disciplina e Espírito. Os pontos de vida são baixos e as fichas de personagem são construídas em questão de minutos (já contando com o background que os jogadores criarão). Em outras palavras, os jogos podem ser mortais que está tudo bem. As rolagens são roll under e há uma mecânica interna de Karma que penaliza os personagens desonrosos. Os jogadores podem trilhar um caminho de equilíbrio entre soluções violentas e soluções pacíficas ou, se quiserem, criarem personagens com personalidades mais desequilibradas para dar aquele toque especial nas histórias.

As histórias podem ser todas as narrativas que curtimos no Japão Feudal. Os jogadores podem ser um grupo de andarilhos contratados para proteger uma cidade rural dos saqueadores que a usurpam. Ou ainda, podem ser um grupo de cozinheiros viajando o Japão em busca dos temperos e peixes mais saborosos. Ou mais ousados, podem ser os dois. Cada mesa irá sentir que tipo de aventuras deseja viver.

Para compreender melhor a textura do jogo, fiz a curadoria de um Apêndice N para você entrar de cabeça em Narrow Road:

Filmes

13 Assassinos — Takasi Miike

Os Sete Samurais — Akira Kurosawa

Yojimbo — Akira Kurosawa

Sanjuro — Akira Kurosawa

Samurai Assassino — Trailer Abaixo

Leituras

A lenda dos 47 Ronins

Narrow Road to the North — Matsuo Basho

Musashi — Eiji Yoshikawa

Ruroni Kenshin — Nobuhiro Watsuki

Lobo Solitário — Kazuo Koike e Goseki Kojima

Usagi Yojimbo — Stan Sakai

Esta primeira edição de Narrow Road tem quatro classes. Os Ronins são os samurais sem mestre, uma classe com privilegiada em batalhas. Os Mercadores são uma classe especialista, que sabe executar bem um ofício. Os Artistas tem facilidade em convencer e ludibriar as pessoas. E, por fim, os Monges, que conseguem manipular elementos da natureza de maneira mágica.

O design gráfico de Narrow Road foi desenvolvido com todo o cuidado para que o panfleto, como objeto, fosse uma extensão da experiência do jogo. O panfleto emula uma lancheira japonesa envolta em um tecido indigo. Impresso em papel Opaline Telado 180g/m², o panfleto busca em sua textura as memórias de uma era de samurais. Ele é guardado por uma jaqueta impressa em papel vegetal 90g/². Isso dá todo um toque de delicadeza e equilíbrio estético para o jogo. Nos próprio panfleto de regras você já tem a ficha de personagem. Abaixo você vê um preview.

Outra coisa que faz parte do projeto é que Narrow Road não tem e nem terá uma edição digital. O objeto físico com suas texturas, cores, pesos e propriedades faz parte da experiência de jogo. A espera para receber o sistema pelos correios é fator participante da proposta de Narrow Road.

Narrow Road custa apenas R$23

Barato, eu sei… mas talvez você ainda esteja se perguntando “como assim um panfleto custa 23 reais”. Para ficar mais fácil de explicar o rumo desse dinheiro eu fiz um gráfico:

Quero comprar!

Obrigado! Você está fortalecendo a cena independente de autores de RPGs no Brasil. Há três formas possíveis para o pagamento:

Paypal

Assim que você fizer a transferência, envie um e-mail para contato@gontijo.co me dizendo o seu endereço e CEP. Lembre de anexar o print comprovando o depósito para eu saber quem é você. ;)

Picpay

Essa opção é mais nova, mas super legal. Meu usuário é @gontijodesign. Basta me encontrar lá e fazer o pagamento. Lembre de enviar um email para contato@gontijo.co com o comprovante e o endereço para onde eu devo enviar seu zine. Minha foto no picpay é essa aqui:

Itaú

Essa última opção é mais complicadinha, mas sempre tem gente que prefere ela. Caso queira, basta fazer uma transferência para minha conta no banco Itaú com o valor do zine. Mais uma vez, lembre do e-mail me avisando.

Banco Itaú
Agência: 2902
Conta-corrente: 18712–5
Guilherme G Silva

Observações importantes

  • Envios apenas para estados dentro do Brasil;
  • Os zines serão enviados por carta normal (Correios) em até 48h após o recebimento do comprovante de pagamento;
  • Não nos responsabilizamos por eventuais danos que os Correios possam causar ao material durante o traslado…mas não custa tentar. Caso algo tenha saído errado, entre em contato e verei como consigo lhe ajudar.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão