Número de caracteres por linha

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
Published in
2 min readAug 23, 2019
Foto do livro “Design para quem não é designer” da autora Robin Williams

O olho humano, igual o resto do corpo, obedece leis de ergonomia. No caso do ocidente, nós lemos da esquerda para a direita, de cima para baixo. Se uma linha for muito longa, contudo, nosso olho se perde na volta para encontrar o início da próxima linha. Isso torna a leitura cansativa e seus leitores podem julgar o seu zine/panfleto/pdf mal feito. Por um detalhe tão besta!

Por isso, o ideal em uma publicação editorial é que por linha você tenha uma média de 66 caracteres. Se, porém, na mesma página for possível ler mais de uma coluna de texto, algo entre 40 a 50 caracteres por linha é o ideal.

Isso, claro, não é uma lei rígida, mas se você partir desse ponto você já parte de um lugar agradável para a leitura. Se for muito mais do que isso, o olho se perde na volta para a linha de baixo. Se for muito menos, por outro lado, a linha começa a perder sentido semântico, dificultando, assim, a compreensão do seu conteúdo. Vai virando uma espécie de haiku errado, hehehe.

Se você quiser elevar o nível das suas produções de RPG, eu tenho um livro para lhe recomendar. “Design para quem não é designer” da Robin Willians é um livro super didático que lhe ensina de maneira profunda e simples princípios de tipografia e planejamento visual. Isso muda os produtos gráficos da água pro vinho.

Compre o livro na Estante Virtual

Caso você esteja sem grana no momento, você pode ter uma versão diluída desse conhecimento do livro em um post sobre tipografia clicando aqui.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão