Quem é o Fauno da Lanterna?

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
Published in
2 min readMar 7, 2019

Muito prazer, Guilherme Gontijo.

Para te apresentar ao fauno da lanterna eu tenho que te contar um pouco sobre o meu passado. Eu cresci em uma família que me incentivou muito a criar minhas próprias histórias e os meus próprios mundos. Durante a infância meus pais me deram inúmeros livros de presente, mas eu me lembro até hoje do primeiro livro de fantasia que tive contato. Eu deveria ter entre 5 a 6 anos quando meu pai trouxe um livro com uma capa bonita, com uma margem ornamentada que simulava as iluminuras medievais. Eu ainda não sabia ler (ou o que significava “saber ler”), mas meu pai disse a mim e a meu irmão o seguinte:

Toda noite, antes de dormirmos, eu lerei um capítulo dessa história fantástica para vocês dois. Vocês vão amar porque ela se chama “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”.

E ali tive o primeiro contato da vida com o que mais tarde eu entenderia por literatura de fantasia. Lembro de olhar para as letras e ver apenas uma página repleta de linhas com desenhos bem pequenos, indecifráveis. Eu ficava ansioso para que chegassem as páginas com as ilustrações. E então Lúcia atravessou o guarda-roupas e encontrou o famoso Ermo do Lampião, um lugar perdido em uma floresta em meio a um inverno infinito. Lá ela conheceu Mr. Tumnus, o fauno vivido por James McAvoy na adaptação cinematográfica. O resto você descobrirá se um dia ler essa obra de C.S.Lewis. O Fauno da Lanterna foi minha porta de entrada ao mundo da fantasia e eu gostaria muito que o Lantern’s Faun fosse o seu.

Conforme eu fui crescendo, eu fui me interessando por outros gêneros literários análogos à fantasia. As histórias de horror e os RPGs de mesa me fascinavam e aqui você encontrará muita coisa escrita sobre estes três pilares: fantasia, horror e RPGs. Todos os artigos que se encontram no Lantern’s Faun foram escritos e inventados por mim mesmo. Este espaço é a minha caixa-de-areia. Onde eu estou livre para criar o que der na telha! Conquanto aqueles sejam os pilares do Lantern’s Faun, nada impede que um dia eu poste jogos de tabuleiro em que trabalhei como game designer, por exemplo. Este é um espaço vivo onde eu escrevo sobre o que me tira o sono.

Sinta-se em casa, viajante.
Não se preocupe com a neve lá fora.
A lanterna do fauno não se apagará.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão