RPG Solo no Discord

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
Published in
5 min readApr 15, 2020

Eu sempre tive problemas em encontrar uma metodologia e um suporte que me auxiliassem nos jogos de RPG solo. Eu sempre me sentia muito solto se estivesse apenas sentado com dados, uma ficha e um papel quadriculado na minha frente. Eu sentia que a minha imersão no jogo era frágil e que qualquer distração iria quebrar o clima. Somado a isso, eu detesto escrever à mão.

A solução que encontrei para esse problema (e que reacendeu meu amor pelos RPGs solo) estava na minha frente o tempo todo: Discord

“Mas como você usa o Discord para RPG solo?”

Para resolver o problema de me sentir muito solto durante as sessões de RPG solo eu decidi que criaria um servidor no Discord e que faria dele uma espécie de plataforma customizada para aquele sistema específico que queria jogar. Como se fosse o menu de um videogame preparado para a minha experiência com ele. Usarei como exemplo o jogo Ship of Theseus, um jogo solo de aventuras marítimas que usa como oráculo um baralho comum de cartas.

Abaixo você confere algumas decisões que foram cruciais para que essa estratégia desse certo.

1. O servidor só tem participações em canais de texto

Talvez você tenha algum bot de gravação de voz instalado nos seus servidores, mas uma das graças de RPG solo pra mim é a escrita. Por conta disso, usei o canal de voz apenas para possibilitar a trilha sonora, meu próximo ponto.

2. Trilha sonora sempre

Criei uma playlist no youtube com sons ambientes de ondas, portos, cantos navais e tempestades no mar. Sempre que vou jogar eu ligo ela no canal pelo bot Rythm.

3. Categorias e canais com emojis nos nomes

Eu sei, parece uma grande bobeira, mas eu sou uma pessoa super visual e esses emojis me ajudam a entrar no clima e saber que existem lugares diferentes dentro do meu jogo. Um canal para meus stats, um para fichas de NPCs, um para o jogo, um para as rolagens e um off topic.

4. Canal próprio para todas as rolagens

Uma das coisas que eu não queria era aquela bagunça de resultados de rolagem misturados com registro no diário de jogo. Por conta disso, criei um canal de texto onde todas as rolagens seriam feitas(na imagem é o canal “🌊baralho do mar”) . Nesse caso eram cartas de um baralho, mas você me entendeu. O diário de navegação teria apenas a história e para conseguir lembrar dos resultados que engatilharam aquelas entradas coloquei na abertura de cada uma qual carta eu tinha tirado. As rolagens e cartas são todas feitas com o famoso bot Sidekick.

5. Imagens para cada entrada no diário

Mais uma vez: eu sou visual. Só texto seco é broxante pra mim. A vantagem de jogar pelo Discord é que rapidinho você encontra uma ilustração maneira na Internet e já sobe pro diário ali na hora. Isso estimula minha imaginação e me dá vontade de reler várias vezes a aventura. Você pode até fazer seus próprios mapas e subir lá para deixar o registro mais vivo. Apenas tome o cuidado de não postar mais imagens do que textos.

Ali foi onde tive o desprazer de encontrar o povo escamoso.

6. A história é bem dividida por cabeçalhos com emojis

Independente do seu jogo ser dividido em dias, anos, estações ou o que quer que seja, é uma boa prática conseguir visualizar onde começa cada unidade de tempo relevante para a história. No meu caso são estações e anos e como pode ver elas são marcadas por essas ondinhas.

7. Cada jogada tem apenas um post com apenas uma imagem, se possível

Dessa forma você consegue ter uma visão mais encadeada e foca mais na história do seu jogo.

8. Ambiência pra valer

Parece bobeira, mas luzes apagadas e uma vela aromática fazem milagres por sua sessão de RPG solo. Eu faço questão de usar um copo de alumínio para dar o tom da vida dos marinheiros e se eu tivesse Rum em casa (acabou) beberia durante a sessão.

Resumindo, o segredo para que as coisas no Discord deem certo é a organização.

Último conselho: Cada jogo tem uma lógica própria. Nesse caso do Ship of Theseus, ele é o que chamam de jogo diário (cada rolagem gera uma nova parte do diário). Ele não exige que eu use um oráculo com maior granularidade de respostas como Mune, por exemplo (tem um bot prontinho pra ele aqui). Caso eu fosse usar um desses eu deixaria a seguinte configuração:

  1. Ficha e background do personagem
  2. NPCs com ficha (tipo hirelings que você contrata ou alguém importante para a trama).
  3. Mapa (cada vez que andasse iria marcar um novo ponto no mapa e subir a imagem de novo)
  4. Diário de jogo (onde a história é escrita)
  5. Rolagens (100% das rolagens aqui)
  6. Tabelas(opcional, mas pode vir a ser uma mão na roda)
  7. Off-topic (para você ligar a música toda vez que for jogar)

Ficou com alguma dúvida? Me pergunta aqui nos comentários.

😉 Boas rolagens.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão