TUTORIAL | Flickr e Domínio Público

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun
Published in
2 min readOct 31, 2019

Hoje cedo enquanto conversava com o Diego Barreto (autor do Caçadas Primais) eu me dei conta que talvez nem todo mundo saiba garimpar o Flickr tranquilamente e encontrar imagens de domínio público para suas produções de RPG. Pensando nisso eu decidi escrever aqui um tutorial de como eu faço para garimpar no Flickr. Sempre vale lembrar que é importante observar as leis de domínio público como checagem final para usar as artes (escrevi um artigo sobre isso aqui).

Passo 1

Como podem ver na imagem abaixo estou dentro do Flickr, procurando pela palavra dragon.

Passo 2

Ali no canto superior direito você verá um botão chamado Avançada.
Clique nele.

Um menu especial irá se revelar. Ao lado de Qualquer licença você verá uma setinha.
Clique nela.

Agora clique na opção Sem restrições de direitos autorais conhecidas

Passo 3

Agora é a mágica: como pode ver, apareceram resultados com toda sorte de bobagens que as pessoas colocam no flickr como domínio público (imagem 1). No menu de buscas avançadas você pode notar que tem um campo chamado Tirada na data. Ele permite que você busque resultados apenas em um determinado recorte temporal.

Imagem 1

Clique em Para e coloque em algum lugar da década de 70. O que você está dizendo para o algoritmo é: eu quero imagens sem restrições de direitos autoriais conhecidas tiradas até 197X (imagem 2).

Imagem 2

Isso já fará você encontrar um bocado de resultados legais para usar em seus zines! Parabéns, você acaba de aprender como garimpar os domínios públicos do Flickr. O segredo aqui é encontrar palavras que deem resultados legais.

--

--

Guilherme Gontijo
Lantern’sFaun

Designer, escritor, amante de terror e ficção científica, cristão