Cinco lições que aprendi na Google

Isa Yagi
Isa Yagi
Jun 25, 2018 · 2 min read

Recentemente tive a oportunidade de participar do Campus Experts Summit, um evento de duas semanas organizado pelo Google cujo objetivo é disseminar um pouco do conhecimento de seus especialistas e passar essas experiências para membros da comunidade Google. A seguir vou listar cinco aprendizados essenciais que eu pude absorver da palestra How to Build Products That Matter, com líderes da área de tecnologia de Londres e dos Estados Unidos.

  1. Importância do storytelling

Quer capturar a atenção de alguém? Comece pela sua história.
Pessoas não são movidas por números ou por produtos, mas sim pela história que eles carregam e o que representam. Explique o contexto e exponha as suas motivações e seus ouvintes terão muito mais interesse em descobrir o que você fez.

2. Esteja 20% fora da sua zona de conforto

Estar 100% confortável com as suas tarefas provavelmente indica que você não está se desenvolvendo. Não se deixe acomodar e procure viver sempre com um pé para fora da sua zona de conforto, assim você irá aprender e evoluir muito mais. Provoque o mesmo em sua equipe, ao final do dia eles vão te agradecer.

3. Persuasão é a chave da liderança

Um dos maiores desafios para gestores de organizações horizontais é conseguir consolidar-se como um líder forte. Sem a ajuda de mecanismos autoritários, a ordem do 'chefe' de nada vale se não houver convencimento de que aquela tarefa realmente é importante. Praticar a argumentação, separar dados de apoio e entender o que motiva os membros de sua equipe é essencial para conseguir persuadi-los da importância daquela tarefa e engajá-los no projeto.

4. Comunicação nunca é demais

Durante a palestra, ouvi os três palestrantes aconselharem repetidamente: 'over-communicate', e minha experiência como gerente de projeto me fez balançar a cabeça em concordância todas as vezes. Não há nada mais frustrante do que perceber que algo não deu certo por conta de falta de alinhamento. Quando se trata de uma equipe, garantir que todos estejam na mesma página desde os objetivos do projeto até suas tarefas é fundamental para garantir não só os resultados, mas também a motivação de todos.

5. Siga os seus valores

Uma das funções mais desafiadoras de um gestor é definir prioridades. Para essa tomada de decisão, o conselho do Google é sempre guiar-se pelos seus valores, nunca sacrificar a visão de longo prazo da companhia e saber quando mudar de direção e tentar outra estratégia. Além disso, defina quais são os fatores importantes e stakeholders afetados por aquela tomada de decisão e nunca se esqueça deles.

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

    Isa Yagi

    Written by

    Isa Yagi

    Pessoas e processos @ Espresso Labs

    Launchpad

    Launchpad

    Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade