LGPD: como ela muda a gestão adequada de dados?

Fernando
Fernando
Mar 24 · 2 min read

Os últimos 5 anos ficaram marcados pela revolução na utilização de dados. Desde suporte para alavancar empresas até propagandas eleitorais, a palavra “Analytics” adentrou em todas as esferas da sociedade.

Diante desse largo uso de dados, a Lei Geral de Proteção de Dados foi criada com o objetivo de proteger a privacidade dos usuários. Tal marco foi responsável pela necessidade de adequação das empresas a uma série de obrigações no que tange ao tratamento de dados.

Aprofundando-se na legislação, verificamos a necessidade de uma revisão ou confecção de Política de Privacidade e Termos de Uso que garantirão o respaldo jurídico em relação a segurança dos softwares.

No entanto, tal tarefa não é simples. A empresa deverá passar por um mapeamento de dados — Data mapping — capaz de entender os processos, relacionar os dados utilizados e organizar a base legal para a utilização de todas as informações que a organização detém. Atrelado a isso, esses dados precisam ter seu tratamento adequado aos parâmetros da lei desde o momento da coleta, passando por toda e qualquer utilização, até o momento no qual são descartados.

Por fim, sendo este o maior desafio, é necessária a implementação técnica das modificações. O conjunto de tarefas a serem feitas inclui mudanças nos bancos de dados, estruturação de políticas de segurança da informação, revisão de interfaces para implementar privacy by design e privacy by default, implementação de avisos — pop-ups — e fluxos para descarte de dados. Ou seja, realizar todo o ajuste no sistema de acordo com as novas diretrizes determinadas na política da empresa.

Sendo assim, fica exposta a importância da adequação da sua empresa às obrigações da Lei Geral de Proteção de Dados. Com isso, você evita complicações jurídicas futuras associadas à privacidade do usuário. Tal processo, felizmente, pode ser aplicado com suporte de uma Consultoria em Programação, que será responsável pela adequação jurídica e implementação técnica das transformações.

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store