Eduardo Guerra
Oct 11, 2018 · 3 min read

Fazer um material de sucesso nas redes sociais atualmente é um dos maiores prazeres de quem trabalha com criação de conteúdo para Internet. Ver um vídeo ou artigo de sua autoria recebendo tanto reconhecimento faz com que o seu trabalho seja uma referência para que as pessoas que tiveram acesso a ele se torne o seu fã.

Mas o que faz um conteúdo chamar a atenção? Com a exceção dos memes, os principais pontos que precisamos ter em mente é que tudo na Internet é trabalhado em cima do visual e da emoção, uma vez que a ideia é atingir as pessoas em um momento descontraído. Esse é um dos motivos que a industria do entretenimento cresce tanto nesse meio, atraindo o público utilizando de imagens de artistas famosos e incentivando a curiosidade através de títulos chamativos, por exemplo.

Confira a seguir as dicas mais valiosas na criação de conteúdo na Internet.

Ter noção do público alvo

Conhecer o público é essencial para saber qual tipo de linguagem utilizar. Jovens normalmente consomem conteúdo de fácil entendimento e voltado para o curioso, enquanto pessoas mais velhas tendem a preferir um material de cunho mais profissional, com uma linguagem mais séria.

E não é apenas a idade — o conteúdo precisa refletir o exercício profissional do seu veículo. Se você tem uma empresa sobre negócios, é interessante tratar de assuntos sobre a área (acreditaremos aqui que os seus clientes esperam esse conteúdo). Mas, lembre-se: é preciso estudar o seu público para saber realmente qual é o melhor conteúdo para eles.

Atrair pela emoção

Esse assunto é totalmente ligado à persona da sua empresa. Se a temática principal é um pet-shop, é interessante transmitir a ideia da adoção de um animal e a influência disso em uma família; uma imobiliária consegue atingir o público com o sonho de uma casa própria.

Ter um bom título

Utilizar-se de temas atuais — uma notícia da semana, por exemplo — é uma ótima forma para servir de link para o conteúdo. É respeitável não prometer algo no título que você não vai entregar no corpo do texto ou no seu vídeo. Se estivermos perto do Dia das Crianças, por exemplo, experimente criar um conteúdo em cima disso.

Mas sempre se lembre que click-bait, a famosa manchete sensacionalista ao extremo, é uma faca de dois gumes, utilize com cuidado para não se queimar com seu público.

Chamar atenção com imagens

As redes sociais atualmente oferecem funções de compartilhamento de informação atrelada a uma imagem: o Youtube com as suas miniaturas, o Facebook com suas imagens em destaque… Uma imagem vale mais do que mil palavras, tenha isso em mente, imagens vendem o seu conteúdo.

Bancos de imagens como Pexels e 500px oferecem gratuitamente imagens profissionais para complementar o seu material.

Conquistar leitor no início

É necessário estruturar texto ou vídeo de maneira que o leitor se interesse a ler até o fim. Uma excelente forma de fazer isso é ter uma introdução chamativa e informativa que vá se desenvolver ao longo do texto. Uma pergunta a ser respondida no final do texto também é uma ótima jogada.

Claro que esses pontos são apenas o básico para qualquer pessoa que está começando a compartilhar conteúdo na Internet. De compartilhamento de experiências pessoais às últimas novidades no meio da tecnologia e negócios, aqui no Launchpad você vai encontrar temas tratados de forma descontraída pelos nossos funcionários e parceiros.

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Eduardo Guerra

Written by

Criador de conteúdo para a Internet.

Launchpad

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade