Quando desistir é o melhor caminho

Eduardo Missaka
Launchpad
Published in
3 min readMay 7, 2018

Em 2016, alguns amigos e eu decidimos fundar a Niqq: um projeto ousado que buscava substituir identidades, cadastros e bancos de dados por uma rede social única e sempre atualizada. O que faltava de conhecimento e experiência compensávamos com vontade e dedicação. Até hoje lembro dos dias em que, voltando do meu estágio em uma empresa de tecnologia, passava as madrugadas buscando informações e ajudando no que pudesse a equipe de programação — tudo isso pilhado no café e com o despertador à umas 3 horas de tocar para a aula da faculdade que me esperava na manhã seguinte.

Isso parece ser o começo de uma linda história de superação, empreendedorismo e conquista…não foi o caso.

Aos poucos percebemos que havíamos cometido erros em nossas projeções de custos, receitas e ritmo de desenvolvimento. E o que devia simplificar a vida de todos acabou se tornando o caos da vida dos sócios. Pelo menos no meu caso, tive que pedir um empréstimo para conseguir pagar meu aluguel. Minha vida social não estava muito melhor: raramente tinha tempo pra ver minha família ou amigos e a resposta para um “vamos sair?” acabava sendo sempre um “esse fim de semana estou ocupado, pode ser no próximo?”. Até o coitado do Chico, meu gato, reclamava da minha ausência (prefiro pensar que não era por causa dos petiscos).

Eis que chegou o dia que nem empréstimos, nem café e nem força de vontade conseguiam sustentar o projeto que começamos. E foi o momento de questionar: e agora? Éramos jovens que haviam tomado gosto pelo empreendedorismo e com certeza queríamos ter uma empresa própria de sucesso.

Desistimos. Largamos todo o desenvolvimento, paramos o investimento em marketing e desocupamos o espaço mental reservado para a Niqq. E nesse processo, o agora — e não o depois — tornou-se nosso objetivo principal. As perguntas mudaram. A questão já não era escala, long term value ou massa crítica — mas sim entender como poderíamos ajudar a pessoa ao lado.

Assim nasceu a Espresso Labs: desse desejo de ajudar as pessoas a tornarem seu negócio digital através do nosso conhecimento aprendido na Niqq. E não é que deu certo? Em poucos meses já tínhamos conseguido mais de 10 clientes e superado todas as metas que delimitamos. Mas isso é uma história pra outro dia.

O grande aprendizado disso tudo é que desistir não é um fracasso. Nem sempre estamos prontos ou temos a competência para enfrentar problemas que são maiores que nós — e não há nada de errado nisso. Pelo contrário: desistir é se dar uma chance de tentar uma nova abordagem, um novo caminho. Indo até além que minha posição de microempresário permite, ouso a dizer que saber quando desistir seja uma das características mais importantes de um empreendedor.

Afinal, depois de desistir só existe uma possibilidade: um novo começo.

--

--