Alexander Graham Bell é, até os tempos atuais, tido como um dos maiores inventores da humanidade. Afinal, ele foi o grande criador do telefone! Mas… Não é bem por aí.

O italiano Antonio Meucci registrou a patente do primeiro telefone cinco anos antes da "descoberta" de Bell, porém não teve o dinheiro suficiente para arcar com a renovação da patente e ela foi extinta, tendo seus documentos enviados a um escritório… Onde Bell trabalhava e utilizou os esboços para registrar a sua própria patente de invenção do telefone.

Como não perder uma invenção?

Para garantir que o seu projeto esteja seguro de pessoas má intencionadas, é preciso que ele seja devidamente registrado nos órgãos competentes para isso. Atualmente, o Brasil conta com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no qual é possível garantir o uso único e exclusivo, por seus titulares, de:

Marcas

Nomes, logos e todos os sinais visuais capazes de identificarem um prestador de serviço dos demais, agregarem valor ao serviço ou produto e criar um nicho de clientes fiéis.

Invenções e Modelos de Invenção

Àqueles que descobriram novas coisas capazes de serem colocadas no mercado, podem registrar suas patentes de invenção e garantir a exclusividade de produção desta descoberta!

Quanto aos modelos de invenção, tratam-se dos aperfeiçoamentos inventados em bens e coisas já existentes no mercado.

Software

Os desenvolvedores de softwares sofrem, diariamente, com a pirataria e cópias de seus produtos, de fáceis dispersão no ambiente virtual. Para que possam restringir e dificultar os caminhos, o registro de propriedade de um software garante a criação de diversos empecilhos à troca entre usuários.

O registro de software garante autenticidade e autoridade da sua marca frente ao mercado.


Proteja aquilo que te diferencia dos outros: o seu intelecto.

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Natália Zomer Righetto

Written by

Launchpad

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade