Eduardo Guerra
Oct 17, 2018 · 2 min read

Você já deve ter ouvido por aí os termos UI (user interface) e UX (user experience) no meio do design, certo? Em tradução livre, eles seriam equivalentes a interface de usuário e experiência do usuário.

Embora eles pareçam ser coisas bem diferentes, eles são termos que se complementam na prática, de forma que a experiência do usuário com qualquer coisa depende do que foi feito com a interface.

O UI Designer normalmente fica responsável pela criação da parte visual, como o layout de um site ou de um aplicativo. O profissional selecionará as cores, a tipografia e a disposição do conteúdo, de forma que fique agradável visualmente e marcante para o usuário final. Todas essas responsabilidades se resumem ao termo identidade visual.

O UX Designer, no entanto, vai além dos elementos de estética ou usabilidade. Coisas como análise do mercado e concorrência, desenvolvimento de conteúdo, adequação dos produtos e serviços com base no reconhecimento do perfil do cliente são algumas das principais funções do profissional.

De acordo com o gráfico de Staffer, o UI é apenas uma parte do UX. Um profissional de experiência de usuário depende de um designer de interface, porém o profissional de UI não precisa dominar o UX.

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Eduardo Guerra

Written by

Criador de conteúdo para a Internet.

Launchpad

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade