Launchpad
Published in

Launchpad

UI Design vs. UX Design: dispares ou conexos?

Você já deve ter ouvido por aí os termos UI (user interface) e UX (user experience) no meio do design, certo? Em tradução livre, eles seriam equivalentes a interface de usuário e experiência do usuário.

Embora eles pareçam ser coisas bem diferentes, eles são termos que se complementam na prática, de forma que a experiência do usuário com qualquer coisa depende do que foi feito com a interface.

O UI Designer normalmente fica responsável pela criação da parte visual, como o layout de um site ou de um aplicativo. O profissional selecionará as cores, a tipografia e a disposição do conteúdo, de forma que fique agradável visualmente e marcante para o usuário final. Todas essas responsabilidades se resumem ao termo identidade visual.

O UX Designer, no entanto, vai além dos elementos de estética ou usabilidade. Coisas como análise do mercado e concorrência, desenvolvimento de conteúdo, adequação dos produtos e serviços com base no reconhecimento do perfil do cliente são algumas das principais funções do profissional.

De acordo com o gráfico de Staffer, o UI é apenas uma parte do UX. Um profissional de experiência de usuário depende de um designer de interface, porém o profissional de UI não precisa dominar o UX.

--

--

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store