Você pode e deve ser mais ágil na comunicação entre Designers e Desenvolvedores(as)

Daniel Maiuri
Mar 29 · 2 min read

Esse assunto sempre foi um pouco complicado de se discutir. Temos, no mínimo, sempre duas visões: a de designers e a de programadores(as) e, normalmente, essa comunicação é bem difícil de ser estabelecida.

Mas antes de falarmos o como, vamos falar sobre o quê.

O que seria essa comunicação? Um falar com o outro? Um explicar o projeto para o outro? Não. Essa comunicação refere-se ao momento em que o projeto vai passar da mão do(a) designer para a mão do(a) programador(a). Nós chamamos essa situação de Handoff.

Photo by Milada Vigerova on Unsplash

Nesta etapa do projeto, é necessário passar todas as informações técnicas para quem for codificar. Aqui na Espresso Labs utilizamos uma ferramenta do software Adobe XD, chamada "Compartilhe para Desenvolver". Nesta ferramenta, o(a) desenvolvedor(a) consegue visualizar todas as especificações de design criadas.


Como funciona?

A ferramenta funciona de maneira a traduzir em informações técnicas tudo o que o(a) designer prototipou. Ou seja, coleta tamanhos, cores, distâncias, sombras, bordas e etc, facilitando esta troca de informações entre a etapa de prototipação e a etapa de desenvolvimento.

Exemplo de funcionamento da ferramenta de Handoff do Adobe XD (Projeto criado pela Espresso Labs)

Um exemplo pode ser visto na imagem acima, que mostra as informações do parágrafo selecionado. A ferramenta traz, para quem for desenvolver, a largura e altura do parágrafo, sua posição na tela, fonte, tamanho, alinhamento, cor, opacidade e seu conteúdo.

Se olharem com atenção, é possível ver que o XD mostra a distância entre o parágrafo e o próximo título, não apenas detalhes do que foi selecionado. A ferramenta não somente facilita a entrega dessas informações, mas também salva o tempo das pessoas, concentrando tudo o que era necessário ser entregue em um lugar só.

Por que usar?

A etapa de Handoff é muito delicada e, caso seja feita de maneira errada ou incompleta, pode causar muitos problemas para o desenvolvimento do produto. Esse tipo de ferramenta tira a necessidade do(a) designer especificar todo o conteúdo criado, pois otimiza o recebimento das informações para quem for desenvolver. Isso diminui o tempo necessário para comunicação entre a equipe e agiliza a próxima etapa.

E aí, quer facilitar o trabalho em equipe? Confira essa listinha com alguns exemplos e comece a utilizar ferramentas de Handoff.

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Daniel Maiuri

Written by

UX @ Espresso Labs

Launchpad

Tecnologia, negócios e desenvolvimento pessoal em uma só plataforma.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade