Os benefícios do Networking para o desenvolvimento profissional

Ana Augusta
leadlovers
Published in
3 min readJun 12, 2017

Há pouco mais de um ano, o leadlovers começou a frequentar mais ativamente eventos voltados para o empreendedorismo digital, geralmente, nós marcamos presença com estandes e equipe para atender clientes e pessoas interessadas em saber mais sobre a plataforma.

Claro que um dos principais objetivos é divulgar a marca e estar presente onde o nosso público-alvo está para, consequentemente, atrair mais clientes, mas todo esse trabalho traz um benefício, mesmo que indiretamente, para nós, funcionários: aprimorar a nossa comunicação.

Durante os últimos dias de Maio e os primeiros de Junho, o leadlovers marcou presença em dois eventos em São Paulo, o Vtex Day e o Afiliados Brasil 2017. Foi uma pequena maratona, 5 dias direto falando com pessoas de dois segmentos, e-commerce e marketing de afiliados.

Só que o meu objetivo neste texto não é falar sobre os eventos em si, mas falar sobre sair da zona de conforto e fazer networking.

Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém.

Algo que o Diego, CVO e Co-fundador da empresa sempre incentiva. Desde do ano passado ele estabelece metas para o pessoal que viaja para participar dos eventos.

Inicialmente, nós tínhamos que falar com 3 pessoas, mas não só falar, ele pede para iniciarmos a conversa e evoluí-la. Começar com perguntas simples como, por exemplo, qual é o negócio do cara? Qual “dor” ele pretende solucionar através do produto ou serviço que comercializa?

O objetivo não é necessariamente vender, mas conhecer as pessoas com as quais queremos fazer negócios.

E nesta jornada de desbravar o público-alvo é possível ampliar o crescimento profissional ao exercitar a comunicação.

E foi isso que eu senti durante a semana que passamos em São Paulo. Nós participamos da edição do ano passado do Afiliados Brasil, foi a primeira vez que viajei para participar de um evento com uma empresa que era expositora.

Eu não me considero uma pessoa tímida, mas em alguns momentos eu sou envergonhada e… Curitibana. E esses aspectos me tornam uma pessoa mais fechada e desenvolver a minha comunicação foi um processo… Complicado, principalmente porque eu tenho dificuldades para falar com estranhos.

Mas conforme convivemos em ambientes povoados e comunicativos, quando você menos espera, você já consegue iniciar uma conversar com potenciais clientes e desenvolver um relacionamento e perceber a minha evolução no quesito comunicação com estranhos foi muito gratificante.

E quando hábito de praticar o networking é incentivado pela empresa, sem pressão e de forma natural, o funcionário se sente mais confortável para sair da sua zona de conforto e, realmente, querer conhecer o público com qual a empresa fala.

Começar estabelecendo uma meta alcançável — como o Diego fez — ajuda muito e incentivar os funcionários a realizar este tipo de comunicação só trará benefícios para ambos os envolvidos, o funcionário desenvolverá as suas habilidade em se comunicar e a empresa ganhará um funcionário mais confiante e… Comunicativo.

--

--