Pequenas melhorias… grandes resultados

Robson Ferreira
leadlovers
Published in
3 min readOct 13, 2017

Taxa de conversão. Algo que todos nós que vivemos de marketing estamos acostumados a olhar e sempre visar um crescimento. Pois de nada adianta duas mil pessoas visualizarem a sua página e apenas cinco baixarem o teu conteúdo.

Taxa de conversão nada mais é que:

Número de Conversões / Número de Visualizações

No exemplo que citei, a página estava com uma taxa de conversão de 0,25%. Eu não sei você, mas eu acho isso muito baixo.

Pois bem, e o que podemos fazer para aumentar esta taxa?

Nada melhor que trazer um exemplo prático que mostra como um pequeno ajuste na página de captura aumentou drasticamente a conversão.

Aqui na leadlovers temos vários conteúdos gratuitos interessantes sobre diversos assuntos. Aliás, aproveita e dá uma olhada: CONTEÚDOS GRÁTIS.

Lá você irá encontrar um ebook chamado Um guia sobre as métricas de marketing digital.

Pois bem, essa página que você acessou no link acima é a versão mais atual e reformulada com uma pequena melhoria, comparada a anterior: mobile first.

Mobile First? Que bicho é esse?

Simples: pensar na experiência mobile (acesso via celulares/tablets) da página. Priorizar, dar importância na experiência mobile dos seus usuários/clientes. Tráfego mobile já beira os 75%, ou seja, 7 em cada 10 pessoas acessam seu site via celular/tablet. Dê uma experiência única pra ele.

Analisando o Google Analytics, vimos essa página tinha uma alta taxa de visualizações, acima da média de outras páginas, porém ao olharmos para as estatísticas, dentro da ferramenta leadlovers, a taxa de conversão (download do ebook) estava baixíssima.

Dá uma olhada como estava (se possível, acessa via celular):

Em um trabalho de CSI interno, vimos que grande parte dos acessos eram feitos através de dispositivo móvel. E quando acessamos a página em um celular, entendemos na hora o porque da baixa taxa de conversão:

Ponto de Conversão estava muito para baixo na página.

Ponto de Conversão é o botão para download do ebook. Para chegar nele era necessário várias rolagens na tela do celular. Extremamente ineficiente.

E a taxa de conversão?

Conversões de 30 dias. PS: A queda no gráfico foi quando tiramos a págian do ar.

E qual foi a alteração que fizemos?

Ponto de conversão já na primeira dobra, na cara do usuário. Pensa na experiência dele, o que ele quer? O ebook… Então, formulário de captura está fácil pra ele preencher os campos e baixar o ebook.

E qual foi o ganho disso?

Taxa de conversão subiu absurdamente. A nova página, em apenas 10 dias, converteu mais que a anterior num período de 30 dias.

Note que a nova página em 10 dias já passou a conversão de 30 dias da anterior

Conclusão

Gastamos uns 15 minutos internamente para entender porque tanto tráfego e poucas conversões, mais algumas horas criando a nova página e colocando no ar.

Então, foco no mobile.

Tha’ts all Folks, até o próximo artigo.

--

--

Robson Ferreira
leadlovers

Christian, husband, dad, product manager at leadlovers, C# developer. Live long and prosper.