Ela e os sete

Gisela Guarienti
Lean In SP
Published in
4 min readJul 18, 2019

Nem todos os dias podemos falar de mulheres assumindo cargos importantes! Porém, este é um destes dias! Bora nos orgulhar dessa mana que vai ter bastante poder daqui pra frente!

Apresento a vocês Ursula von der Leyen, belga-alemã e a primeira mulher a presidir a Comissão Europeia.

Foto: Pietro Naj-Oleari CC-BY-4.0: © European Union 2019 — Source: EP

A confirmação da sua eleição à presidência da Comissão Europeia nesta semana chamou muito a minha atenção por alguns fatores. Primeiro porque, após o acordo de livre-comércio finalmente assinado entre UE e o Mercosul no final de junho deste ano, nossas relações serão ainda mais conectadas. Então, o resultado dessa eleição vai refletir mais no nosso dia a dia do que antes.

Segundo, e bastante óbvio, pelo fato de ser a primeira mulher (aleluia) a conquistar um cargo tão importante dentro do bloco. A Comissão Europeia foi fundada em julho de 1967, e em seus cinquenta e dois anos nunca teve uma mulher na liderança.

Terceiro, porque Ursula possui um currículo invejável. Formada em economia pela London School of Economics e em medicina pela Hannover Medical School, tem doutorado em medicina pela Universidade de Stanford, trabalhou como médica assistente, auditora e pesquisadora. Começou sua carreira política só em 2001 quando se candidatou a um cargo local em Hannover. Desde então, já acumula cargos políticos importantes na Alemanha como ministra da Família, Idosos, Mulheres e Juventude (2005–2009) — quando se envolveu com uma forte oposição ao criar um projeto para expansão das creches públicas—, Trabalho e Assuntos Sociais (2009–2013) e o ministério da Defesa (2013–2019), todos exercidos nos governos de Angela Merkel. Aliás, também foi a primeira mulher a assumir o ministério de defesa na Alemanha.

O nome de Ursula para a presidência da Comissão foi indicação de Merkel, claro, mas recebeu o apoio de outros chefes de Estado, como Emmanuel Macron (França).

Quarto, pelo fato de ela defender de forma bastante ativa seu posicionamento em relação às decisões necessárias com relação ao clima. Ursula prometeu apresentar o “Green Deal” (Pacto Verde) nos primeiros 100 dias de seu mandato. A “emergência climática” é um tema recorrente nas discussões europeias e foi um dos principais assuntos durante as eleições do parlamento europeu em maio. A belga-alemã se comprometeu em apresentar “a primeira lei climática da história da União Europeia” com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Ao assumir o cargo, Ursula propôs a união do bloco: “Vamos trabalhar juntos e de maneira construtiva, porque nosso objetivo é uma Europa unida e forte”.

Quinto, a sua vida familiar. Raros são os políticos cuja vida particular chamou tanta atenção. No caso de Ursula, vejo o copo meio cheio e meio vazio ao mesmo tempo. Ursula tem 60 anos, é casada com o professor Heiko von der Leyen, e tem sete filhos. Sim… SETE.

Por um lado, acho supercansativa a abordagem da vida pessoal de uma mulher. Por exemplo, você costuma ver a vida de um homem empresário (ou político ou qualquer coisa) sendo uma questão de comentário? Só se ele expuser ou fizer algo que exponha sua família. Mas, para as mulheres, volta e meia a vida familiar é envolvida em sua vida profissional. A gente já sabe como é.

Por outro lado, aiquemulherfodadavidatoda!!! Como assim, mãe de sete filhos e profissional bem-sucedida? Me levantei da cadeira e aplaudi de pé. Fiquei tão maravilhada em saber que, apesar das tarefas de mãe e esposa, ela ainda consegue energia suficiente para se dedicar à sua vida profissional e política. Sabemos de tantas e tantas mulheres que abandonaram suas carreiras para cuidar da família que, quando vemos uma que seguiu em frente e está ali brilhando demais, traz uma luz no final de um túnel muito escuro.

Temos muitas razões para admirar e seguir acompanhando com atenção e cuidado os próximos passos dessa belga-alemã que tem pimenta no sangue! Ursula assume o cargo em novembro e até lá vamos aguardar toda a transição do Brexit bem como o desenvolvimento do projeto “Green Deal”! Vai lá, mana, e arrasa POR TODAS NÓS! Eu já estou mais que na torcida.

x-x-x-x-x-x-x

O que é Comissão Europeia?

Funciona como o poder executivo da União Europeia, propondo leis, distribuindo fundos, fiscalizando os tratados e o cumprimento das leis europeias.

Para escolher o novo presidente da Comissão Europeia, líderes dos países integrantes do bloco se reúnem e apontam um nome. Depois, o escolhido precisa ser aprovado no Parlamento e no Conselho.

--

--

Gisela Guarienti
Lean In SP

Publicitária com MBA em Gerenciamento de Projetos, atuo no segmento de tecnologia, amo livros, conhecimento, gatos, gastronomia e viagens!