Buraco na Caixa Econômica e o FGTS

Sobre Privatizações #1

Pesquisa do Datafolha aponta que 7 em cada 10 brasileiros são contra privatizações e é nosso dever reverter esse número. Por isso, se você é contra privatizações ou conhece alguém que seja, deixa eu lhe contar o que está acontecendo na Caixa Econômica Federal (banco público, não custa lembrar), em exatos 7 passos:

1. A Caixa não tem dinheiro suficiente para cumprir regras internacionais de boa gestão bancária, sabe por quê?

2. Uma dica: Geddel Vieira Lima, o homem das malas com R$ 51 milhões, já foi vice-presidente da Caixa. Fábio Cleto, operador de Eduardo Cunha, também. Sabe como?

3. Indicação política. Assim cada partido que pega uma vice-presidência sai fazendo negociata e distribuindo empréstimos a perder de vista para aquilo que bem entender. E falando em perder de vista…

4. O Governo resolveu o problema da falta de dinheiro da Caixa. Pegou a quantia que precisava do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) a perder de vista (ou seja, sem prazo para devolver). FGTS que, vale sempre lembrar, você é obrigado a recolher e a manter na Caixa, mesmo ela te pagando juros medíocres.

5. Agora você já pode imaginar quem é que está pagando, de fato, a conta dessa corrupção e gestão temerária. Porque se não derem um calote no dinheiro que tiraram do seu FTGS (lembra que você não pode sacar?), tem sempre uma segunda via.

6. Impostos. E aí ao invés de te darem um calote direto no FGTS, vão passar a conta de mansinho, no preço da gasolina ou no Imposto de Renda. Se pensarmos que a coisa anda assim faz muito tempo, não é de espantar que a gente trabalhe de 1 de janeiro até 2 de junho só para pagar impostos. Um verdadeiro insulto!

7. E se estivessem mesmo interessados em resolver essa situação sem o conforto de poder jogar o prejuízo no seu colo, depois de tanta farra com propina e corrupção, você acha que teríamos essa notícia aqui? Aumentaram para R$ 87.398,94 o salário mensal. Sabe de quem? Dos tais vice-presidentes.

Percebeu o que acontece quando o governo tem um banco? E quem paga a conta no final?

E então, ainda tem alguma dúvida se privatiza ou não?


Originalmente publicado em fb.com/leandrolyra30 em 20 de janeiro de 2018

Like what you read? Give Leandro Lyra a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.