20 exemplos de Autoafirmações para diferentes objetivos

Raissa Muller
learn to fly
Published in
4 min readJun 17, 2021

No post da semana passada, falamos sobre os poderes e limitações do que o pensamento positivo pode realmente fazer para nos ajudar. Descobrimos que uma maneira prática de usá-lo para aumentar nossa produtividade e felicidade é através das autoafirmações.

Mas se autoafirmações não podem ser qualquer frase que repetimos sem intenção, como eu faço para criar autoafirmações que funcionem de verdade?

Para facilitar sua vida, vou te dar 20 exemplos de autoafirmações que funcionam para diferentes objetivos.

Mas primeiro, como usar as autoafirmações?

Quando começamos a usar as afirmações, podemos sentir um desconforto pela falta de familiaridade com a técnica. Por isso, uma ótima maneira de tornar as afirmações mais naturais e eficazes é usá-las em conjunto com outras estratégias positivas.

Visualizações, por exemplo, podem te ajudar. Tente imaginar alguma mudança que você deseja ver na sua vida, imagine como ela aconteceria e quais benefícios te traria. Depois escreva o que você imaginou no papel e então, repita em voz alta em forma de afirmação.

As afirmações também são ótimas em associação com estratégias de definição de metas. Depois de identificar os objetivos que gostaria de alcançar, as afirmações podem ajudá-lo a se manter motivado para alcançá-los.

Independentemente da forma que você preferir usá-las, o segredo está em repeti-las várias vezes ao dia. Escreva suas afirmações na parede do seu quarto ou crie uma notificação no seu celular. Toda vez que você se pegar usando aquele pensamento ou comportamento negativo que você deseja mudar, repita sua afirmação.

Como escrever autoafirmações?

Para funcionarem bem, as afirmações devem focar em uma área específica, comportamento ou crença que anda te incomodando.

Use a checklist abaixo para criar suas afirmações:

· Pense sobre as áreas da sua vida que você gostaria de ver uma mudança: Por exemplo, você gostaria de ser mais produtivo? Ou gostaria de ter relacionamentos melhores? Escreva sobre as áreas ou comportamentos que são importantes para o seu desenvolvimento.

· Tenha certeza de que suas afirmações são alcançáveis: Imaginação é importante, mas tente criar afirmações baseadas numa avaliação realista dos fatos. Se você deseja ganhar um aumento, por exemplo, você pode usar afirmações para aumentar sua autoconfiança na hora de pedir a promoção, mas é irrealista repetir para si mesmo que você vai ficar um milionário.

· Torne pontos negativos em positivos: Se você está lidando com pensamentos negativos com frequência, uma boa estratégia é escrever esses pensamentos no papel e então, criar uma afirmação que seja o completo oposto. Por exemplo, se você geralmente se pega pensando “Eu não sou bom o suficiente para ganhar uma promoção”, você pode transformar em “Eu sou bom o suficiente para ter sucesso no meu trabalho”.

· Escreva afirmações no tempo presente: Repita suas afirmações como se elas já estivessem acontecendo. Isso vai te ajudar a acreditar que o que você deseja já é verdade agora.

· Repita com intenção e entusiasmo: Afirmações são mais eficazes quando elas carregam emoção. Se você realmente quer alcançar tal mudança, você deve repetir uma frase que carregue significado para você.

20 exemplos de afirmações para diferentes objetivos:

Objetivo 1 — Aumentar sua autoconfiança antes de um evento importante:

- Estou preparado e confiante que posso…

- Eu sou capaz!

- Estou animado para enfrentar esse desafio.

- Tenho as habilidades que preciso para alcançar meu sucesso.

Objetivo 2 — Controlar sentimentos negativos:

- Aceito minhas emoções e entendo que cada sentiment tem seu propósito.

- Felicidade é uma escolha. Eu coloco minha felicidade naquilo que é mais importante para mim.

- Sei que todos os momentos difíceis são apenas uma pequena fase da minha vida.

- Eu consigo criar um espaço seguro e feliz onde quer que eu esteja.

Objetivo 3 — Melhorar sua autoestima:

- O que amo em mim mesmo é…

- Eu me sinto orgulhoso do(a) meu/minha…

- A cada dia me aproximo mais da minha melhor versão.

- Eu reconheço meu valor e estou em paz com quem eu sou e posso me tornar.

Objetivo 4 — Aumentar sua produtividade:

- Sou excelente naquilo que faço.

- Aqueles ao meu redor respeitam e valorizam meu trabalho e opinião.

- Eu sou grato pelo trabalho que tenho.

- Eu tenho muito(a)… para terminar esse projeto.

Objetivo 5 — Superar um hábito ruim:

- Hoje, eu escolho abandonar meus hábitos antigos e assumo novos e mais positivos hábitos.

- Eu sou capaz mudar e melhorar cada vez mais.

- Eu aprendo lições valiosas todos os dias.

- Eu confio em mim mesmo para tomar a decisão certa.

--

--