Inverno e Saúde Mental: Como o frio pode afetar nosso humor

6 dicas para vencer o desânimo no inverno

Raissa Muller
learn to fly
3 min readJul 7, 2021

--

Eu nasci e cresci no interior do Rio Grande do Sul. Com no mínimo 3 meses ao ano com temperaturas beirando 0 graus Celsius, eu sempre tive, para dizer o mínimo, uma falta de simpatia pelo inverno. Na universidade, quando fui morar em Connecticut nos Estados Unidos, conheci um inverno de 5 meses com temperaturas negativas, neve para todo lado e menos de 10h de luz solar por dia.

Apesar de ser uma pessoa ativa e defensora da importância do exercício físico, rotina de sono e hábitos saudáveis para saúde mental, no inverno, minha motivação despencava. Fazia corpo mole para ir à academia, demorava para conseguir levantar da cama e me jogava em doces e frituras (como a clássica “cueca virada” aqui no Rio Grande do Sul) com um bom chimarrão quente para esquentar.

Não é surpresa que essa mudança na rotina geralmente vem acompanhada de um sentimento de menor produtividade e felicidade nos meses de inverno em comparação ao verão. E não é algo que só eu e você sentimos.

A ciência mostra que há diversas maneiras em que o inverno pode influenciar no nosso humor. Um deles é a mudança nos nossos níveis de serotonina, o hormônio responsável por estabilizar nosso humor, sentimento de bem estar e felicidade.

E olha que interessante, alterações nos níveis de serotonina também influenciam o comportamento alimentar, com efeitos indiretos na qualidade da dieta e no humor.

Por isso, hoje vou compartilhar com vocês algumas das ações que ajudam a manter meu bem-estar durante o inverno e podem te ajudar também.

1 — Aproveite ao máximo a luz natural.

Saia para uma caminhada, especialmente ao meio-dia e nos dias mais claros. Ou sente-se perto de uma janela e aproveite o sol.

2 — Não se obrigue a fazer o que você realmente não quer fazer.

Se estiver muito difícil de ir à academia, não force. Mas ao invés de desistir de fazer qualquer coisa, ache uma atividade alternativa. Faça um alongamento, ou dance uma música na frente do espelho, por exemplo.

3 — Adicione atividades agradáveis à sua agenda.

Reserve um tempo para seus pequenos, mas valiosos prazeres. Seja o tempo de olhar sua série favorita antes de dormir, ou um descanso após o almoço, não esqueça da importância de eventos não relacionados ao seu trabalho, escola ou qualquer outra obrigação na sua agenda.

4 — Converse com pessoas.

É fácil ficar mais isolado durante o inverno. Viver em pandemia também não ajuda. Diversos estudos mostram que sentir frio fisicamente gera maior sensação de solidão e “frio” emocional. Por isso, não esqueça de se conectar sua família e amigos. Esquente uma xícara quente de chá/café/chocolate quente (o que você preferir) e ligue para alguém.

5 — Evite usar estratégias que vão te custar caro.

Às vezes, pode parecer mais fácil lidar com os momentos difíceis tomando algum farmacêutico, abusando de algumas garrafas de vinho, ou descontando sua frustração em alguém. Lembre-se de que essas estratégias podem até parecer te ajudar momentaneamente, mas as suas consequências a longo prazo vão te colocar ainda mais longe de alcançar o que você verdadeiramente deseja (e precisa) para o seu bem estar.

6 — Termine cada dia com gratidão.

Anotar uma coisa pela qual você é grato todas as noites antes de dormir leva a um aumento das emoções positivas no dia seguinte.

É normal se sentir para baixo, sozinho, ou desanimado de vez em quando. Especialmente quando o tempo não ajuda. E está tudo bem. Permita-se sentir. E quando estiver pronto para seguir em frente, coloque em prática essas dicas!

--

--