Solidariedade, definição que só a prática explica

Antonio Mendonça
Solidariedade
Published in
3 min readJun 8, 2017
Foto: Rafael Ishihara/ Creative Commons

Ser ou não solidário depende da ética que cada um carrega consigo

E se alguém perguntasse a você o que é solidariedade? Talvez você recorresse ao Google, ao dicionário ou desse uma resposta baseada no senso comum. Ainda poderia dar uma explicação cuja construção textual não esteja exprimida em um simples dicionário.

“Entende-se que a solidariedade é enxergar no próximo as lágrimas nunca choradas, as angústias nunca verbalizadas”.

A frase do escritor Augusto Cury é uma destas definições que só podem advir da capacidade humana de ver além das respostas secas e prontas que nos são muitas vezes disponibilizadas.

Nas ruas, a definição fica mais rica e completa. E o que é consenso para grande parte dos entrevistados é que ser solidário traz mais benefícios para quem pratica o bem e para quem o recebe.

Seu João Abílio, de 64 anos, diz que sempre que pode ajuda a quem necessita e que a gratidão como fruto do retorno é grande.

Foto: Odinei Padilha

“Eu nunca deixei de ajudar os outros, até porque já fui ajudado. Quando eu morava no interior de Laranjeiras do Sul, houve um temporal e o vento forte derrubou o galpão onde eu armazenava o fumo que naquela época era o meu principal ganha pão. Sem condições pra fazer outro, eu achei que a produção seria perdida, mas meus vizinhos se uniram e cada um doou um pouco do material necessário. Em poucos dias, eu reergui o galpão a tempo de guardar o produto antes da colheita. Os meus vizinhos salvaram minha família da ruína, e é por isso que sempre que posso e está ao meu alcance eu procuro ajudar os outros”.

Dona Marines Fiss também é daquelas que acreditam que fazer o bem é indispensável para manter o bom astral e dispersar os arrependimentos.

“Fazer o bem faz bem pras duas partes, pra quem fez e pra quem recebe. Eu não consigo dormir em paz se alguém estiver precisado de ajuda e eu tendo condições de atendê-lo ter ignorado”.

A solidariedade talvez se mostre mais forte nos momentos de dificuldade. Existem aqueles que transformam o pouco que têm em amor ao próximo. A solidariedade é algo maior, talvez ser solidário seja se doar, disponibilizar do nosso tempo ao próximo.

No novo testamento da Bíblia, que, apesar de ser contestada, também é de se considerar em algumas das suas páginas sabedoria, o apóstolo Tiago diz no capítulo 4 de seu livro: “Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz comete pecado” (aqui pode ser entendido como erro), mas se sabe que ninguém é obrigado a ajudar ninguém. O fato de ser ou não solidário depende da ética que cada um carrega consigo.

--

--