Twitter | Instagram

CLT é muito melhor do que PJ

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 23, 2024

--

Vira e mexe você vê essa discussão sendo requentada. Principalmente por uma galera que possui um objetivo político claro, de tentar desmoralizar uma das maiores conquistas que o trabalhador brasileiro teve na história. Buscando essa demonização em prol de um projeto que diminua esses direitos, tentando colocá-los como um problema para o trabalhador, quando na realidade são mais parecidos com uma solução.

Os argumentos de PJ contra CLT são sempre muito ruins. Dizem que os descontos que o seu salário possui, por exemplo, são tão altos que por isso não vale para você continuar nesse modelo. Já que se desconta uma porcentagem relevante por conta imposto de renda, uma outra parte por conta de INSS e outros benefícios que você pode possuir, e que são descontados diretamente na folha de pagamento.

Realmente é verdade que o desconto de imposto de renda é alto. Mas o problema não é a CLT. O problema é a nossa tributação que incide não só na renda, como também no consumo, fazendo com que a classe média veja muitos dos seus rendimentos indo embora como imposto, enquanto o pessoal que vive de renda e/ou pro labore paga muito pouco.

Muito se diz também sobre a liberdade que você como PJ tem. Esquecendo que a vida real não é o que está escrito na lei. Onde muita gente é contratada como PJ, mas tem obrigações iguais e/ou até piores do que um CLT. Precisando estar no escritório, sair em horários fixos, e não ser um prestador de serviço como em tese deveriam ser.

Mas voltando apenas para a questão financeira, essa galera esquece que o PJ não te garante nada. A empresa não precisa te dar vale refeição, não precisa te dar convênio médico, não precisa te pagar férias, licença maternidade, muito menos décimo terceiro salário, e qualquer outro direito que você possui como CLT. Uma série de benefícios que tem um custo alto, e que as pessoas esquecem de levar em consideração quando vão fazer a comparação entre os dois regimes de trabalho.

Acho que a maioria das pessoas sabe disso, mas serve para os desavisados ou cegos pela ideologia: ser CLT é muito melhor do que ser PJ. Em uma conta de padeiro, isso só muda quando o salário de PJ é mais do que o dobro do que você ganha como CLT, e mesmo assim ainda precisa ser algo muito bem estudado. Já que esses vários custos ‘escondidos’, e uma série de riscos que vem com a perda de direitos, podem fazer com que a sua vida fique muito pior. Já que não é só sobre dinheiro, é sobre estabilidade, sobre proteção perante a lei, e uma série de outras questões que essa galera esquece, ou simplesmente ignora tentando vender algo que é claramente pior para o trabalhador.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--