Deletar quem discorda de você não te faz mais certo

Só parece que você é mais ‘correto’

Antes de qualquer coisa, se quiser ler sobre a bolha de conteúdo dê uma olhada nesse texto (útil para complementar o que eu vou falar).

Em tempos de uma polarização ideológica tão evidente e principalmente tão ‘futebolesca’, provavelmente você já ouviu/leu alguém dizendo ‘‘se você acha x pode me deletar/deixar de seguir que eu não preciso de gente assim na minha timeline’’. Ou talvez, ‘‘eu parei de seguir/desfiz a amizade com fulano porque ele só fala besteira’’.

Não minto que eu já fiz/faço isso também. Tem gente que é insuportável na timeline de algumas redes sociais e realmente é necessário limá-los de lá para que você ainda consiga usá-la saudavelmente. Extremistas existem em todos os lados e ter que ler esse tipo de coisa pode ser muito desagradável mesmo. O problema é quando você começa a retirar todo mundo que de algum modo discorda de você. Começa a entrar na ‘bolha’ de conteúdo que tanto se fala e é descrita no texto que eu referenciei no começo.

E isso vale não só para sua vida na internet, como também vale para a sua vida fora dela. Se cercar de pessoas que concordam com você, que compartilham sempre das mesmas opiniões é muito mais prejudicial do que você pensa. Pelo simples fato de que você não está sempre certo. Uma hora ou outra você vai estar errado, você vai ser o vilão. Mas a partir do momento que todos a sua volta tem a mesma ideologia e compartilham dos mesmos pensamentos que você, a chance de você nunca perceber isso é gigantesca. Estar certo é realmente muito bom, faz muito bem a você. Só que como qualquer outro ser humano, você não é perfeito e você vai estar errado várias vezes na vida.

Como eu disse antes, não tem problema limar os chatos e insuportáveis da sua vida. Mas deixe que existam pessoas de opiniões diferentes e conflitantes com a sua. Ela serão importantes para que você repense sobre muitas coisas, serão importantes para que você mude quando for necessário. Para que você identifique quando cometeu um erro.

Sua ideologia e seus pensamentos provavelmente tem furos. Provavelmente não são 100% ideais para o mundo. Você precisa crescer e aprender como qualquer outra pessoa. Deletar quem discorda de você não te faz mais certo, só te deixa mais ignorante e intolerante com a opinião alheia.

Twitter: leopfuita
Snapchat: leopfuita