Twitter | Instagram

Enfrente seus defeitos

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
2 min readJul 22, 2024

--

Tem gente que tem uma necessidade de ficar diminuindo as outras pessoas a todo momento. Talvez por insegurança, talvez para tentar se mostrar alguém melhor do que realmente é, talvez por simplesmente não entender quais são os seus problemas, e assim querer ficar apontando os dos outros tentando ‘compensar’ os que possui. Pessoas que eu entendo quem tem raiva, mas que no fundo eu tenho um pouco de dó.

Um pouco de dó porque é uma necessidade que claramente vem de um problema profundo que a pessoa tem com ela mesma. Uma necessidade que mostra muito mais como ela é, que a todo momento está tentando provar algo para os outros, do que diz sobre quem é o alvo desse tipo de comentário. Mostrando uma pequenez que poucas coisas conseguem mostrar, e que fica quase que escancarada quando vemos esse tipo de comportamento.

Acho que é algo que acontece muito com gente que simplesmente não consegue enfrentar os próprios defeitos. As próprias falhas. Os problemas que acontecem dentro da cabeça dela. E que por isso acabam refletindo uma atitude que busca diminuir os outros na tentativa de fazer com que ela se sinta melhor. Tentando mostrar para o mundo que não possui essas falhas, enquanto escancara elas para o mundo ao mesmo tempo.

Por isso é importante enfrentarmos nossos defeitos e nossos problemas. Isso não quer dizer que seja simples e que vamos conseguir resolvê-los facilmente. Acho que é, talvez, até mais doloroso à curto prazo. Já que não nos escondemos deles, e olhamos para nós mesmos de maneira crua e sincera. O que muitas vezes não é a melhor visão que poderíamos ter, mas que no futuro é algo que vai se pagar em muitas vezes, já que nos evitará muita dor de cabeça.

Não é fácil fazer isso. Não faz muito bem para o nosso próprio ego no momento, mas ainda é a melhor coisa a se fazer. Já que gente que se conhece de verdade não é chata. Não fica tentando diminuir os outros. É muito mais agradável. E por isso consegue ser muito mais feliz. Não sendo um processo fácil, mas que no final vale a pena. Já que nos conhecendo é que conseguimos realmente mudar. Analisando o que somos bons e o que somos ruins, para então poder fazer o que for necessário.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--