Existe sempre um motivo

E ele é muito mais importante do que parece

Em alguns momentos da vida me deparei com situações onde não sabia porque tudo acontecia daquela maneira. Seja algo que aconteceu comigo ou com pessoas que estivessem a minha volta. E muitas vezes imaginava sempre os piores cenários e motivações possíveis para todas elas. O que em determinado ponto não é tão ruim, já que te prepara para o pior, mas que muitas vezes foge muito do que realmente acontece.

Todos nós temos motivações. Para tudo que fizemos ou que um dia faremos. Seja para ir na academia na parte da tarde, ou quem sabe para ler aquele livro que todo mundo está comentando. Ver a série do momento, ou talvez sair com alguns amigos naquela quarta-feira chuvosa. Até mesmo como você tratou o garçom naquele jantar em família tem um motivo.

Em boas histórias costuma-se tomar como bons personagens, sejam eles protagonistas ou antagonistas, os que tem motivações plausíveis para suas ações e vice-versa. Dificilmente você tem personagens binários, com motivações fracas, que realmente sejam icônicos e marcantes para quem está assistindo, diferentemente dos tridimensionais.

Mas se na ficção temos um conceito desses, porque negligenciamos os motivos das pessoas na vida real? Julgando ações superficialmente? Esquecemos que estamos lidando com outro ser humano e simplificamos as ações em ‘boas e más’, esquecendo que sempre existe algum motivo por trás. Seja ele justo ou não.

O modo de tratamento do garçom pode ter sido pelo seu dia horrível no trabalho. A série do momento pode ser interessante para que você se insira em uma discussão de amigos. A academia a tarde pode ser mais vazia que em outros momentos. Existe um motivo para tudo, e deveríamos querer saber mais sobre ele sempre que possível. É um bom exercício de empatia e pode te prevenir de muitos julgamentos preconceituosos, além de entender situações de uma maneira muito mais completa. E quem sabe até te ajudar a se tornar alguém melhor.

Twitter | Instagram
Não esqueça de dar quantos aplausos você quiser para o texto e seguir a minha publicação para receber os textos da semana por e-mail, além de outras indicações. Na publicação você também encontra os textos divididos em categorias, além dos últimos, facilitando ainda mais para que você não perca nada!