Twitter | Instagram

Existe um limite do que você pode fazer

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 4, 2024

--

Nós vivemos em um mundo que parece nos exigir cada vez mais a perfeição em uma série de diferentes aspectos da nossa vida. Seja no trabalho, na família ou até mesmo com nossos amigos, é importante vender uma imagem imaculada e que não pode ser criticada. Não importando como você conseguirá fazer isso, desde que seja essa a impressão que você passa para todo mundo.

Acredito que isso se tornou ainda mais forte com as redes sociais. Acho que antigamente também era importante, afinal ainda somos os mesmos seres humanos, mas acontecia em uma escala muito menor, já que o nosso círculo de conhecidos não era tão grande quanto é hoje. Podendo chegar aos milhares ou milhões, dependendo de quem você é na internet.

Só que isso é impossível. Não só pelo fato de sermos seres falhos e que ficam muito longe da perfeição, que já seria justificativa o suficiente para essa impossibilidade, mas também pela forma que as outras pessoas percebem e entendem o que nós estamos fazendo e falando. Podendo existir uma série de interpretações completamente diferentes para uma mesma ação que você teve, dependendo do ponto de vista das pessoas que estão analisando.

Nós também fazemos isso. Se estamos mais felizes e calmos, conseguimos entender que a pessoa acabou esbarrando em nós por estar com pressa e deixar para lá. O que já não acontece se estamos estressados, fazendo com que essa mesma ação passe como algo absurdo e que deveria ser reprimido, já que claramente a pessoa não tem consideração nenhuma e por isso que acabou esbarrando conosco.

Isso não quer dizer que tudo seja relativo e que você não precisa mudar nada nas suas ações. Existem coisas que são mais ambíguas que outras, e não podemos perder isso de vista. Assim como existem momentos que nós precisamos mudar. Só quer dizer que existe um limite do que nós conseguimos fazer. Já que nossa imagem não é formada simplesmente pelo que nós mostramos, como também pelo que as pessoas estão absorvendo de tudo que você está fazendo.

Por isso que digo que existe um limite do que você pode fazer. Não tem como todo mundo que está à sua volta gostar de você. Não tem como controlar a percepção que você passa para todos. Podendo controlar algumas variáveis, é verdade, mas nunca todas elas. O que é um problema, mas também pode ser uma solução. Já que acaba fazendo com que paremos de ligar para tudo que acham de nós, e assim nos libertando para sermos nós mesmos, sem precisar ficar nos podando a todo momento em prol de uma imagem que jamais conseguiremos alcançar.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--