Twitter | Instagram

Geralmente a culpa é do capitalismo

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 3, 2024

--

De vez em quando eu fico monotemático. Em um momento de crise, como o que estamos vivendo, isso acontece ainda mais. Já que conseguimos traçar linhas bem diretas para mostrar que muitos dos problemas que vivemos dentro da nossa sociedade, tem tudo a ver com a maneira como ela é organizada. E que, por isso, sempre acaba chegando no nosso modo de produção, o capitalismo.

Para quem não entende tanto como o próprio capitalismo funciona, pode parecer um pouco conspiratório. Afinal, como um sistema de produção pode ser culpado pelo fato de eu estar desempregado? O que ele tem a ver com o Uber estar pagando menos nas corridas que eu faço? O que ele poderia ter a ver com a minha cidade não possuir metrô? Infelizmente muita coisa.

É importante entender que no capitalismo as empresas possuem apenas um objetivo: o lucro. Ou seja, todas elas buscam o tempo inteiro conseguir lucrar o máximo possível, para que seus investidores/donos possam ganhar cada vez mais capital. Algumas no curto prazo, com menos paciência ou dinheiro para investir, enquanto outras já pensam no longo prazo usando do que têm nas mãos para viver até chegar ao objetivo pleiteado. Mudando a sua sede de lucro dependendo do que está acontecendo à sua volta, ou até mesmo do que os seus investidores estão buscando naquele momento.

Por isso não é coincidência que empresas de tecnologia estejam mandando gente embora mesmo sem crise. Não é coincidência que parece sempre existir um nível X de desemprego. Não é coincidência que tanta gente ‘desumana’, e que pouco pensa no bem estar dos funcionários, sejam justamente os gestores e donos de empresas de ‘sucesso’. É tudo porque o sistema faz com que isso seja quase como necessário para que as coisas funcionem da maneira que funcionam.

Não temos uma malha ferroviária no nosso país porque existe a indústria automobilística. Ela fez muito lobby no passado para que isso não acontecesse, e hoje colhemos os frutos disso. Já que é muito mais lucrativo vender 50 mil carros, do que fazer um trem que vai do ponto A ao ponto B e que poderia fazer exatamente o mesmo trabalho com muito mais eficiência e menor custo.

Sua empresa não está cortando funcionários chave que fazem com que tudo funcione porque ela está visando mais eficiência. Ela só quer cortar custos e contratar gente pela metade do que pagam hoje. Diminuindo assim o que é gasto e conseguindo entregar mais lucro para os seus acionistas. Pouco importando que o serviço vai piorar, e que provavelmente isso seja algo ruim a longo prazo, já que o objetivo é conseguir o máximo possível de lucro neste exato momento.

É triste parecer um disco arranhado, mas a verdade é que normalmente muita coisa é culpa do capitalismo. É culpa da sede por lucro a qualquer custo. É culpa do sistema que mercantiliza tudo e todos, e faz com que pareçamos cada vez menos ‘humanos’. Já que é ele que rege muitas das relações que possuímos na vida, e que por isso é o culpado por boa parte dos problemas que vemos à nossa volta. Eu sinceramente fico triste que seja uma raiz tão forte dos problemas, porque é justamente por isso que é tão difícil resolvermos todos eles.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--