Twitter | Instagram

Não adianta nada desistir

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 11, 2024

--

Eu tento ter uma visão um pouco menos romantizada da vida. Entendendo que existem coisas que nós não podemos fazer e que por isso é importante manter o pé no chão e ser pragmático. Só que, ao mesmo tempo, também tem uma parte de mim que gosta de olhar para sonhos e achar que eles são possíveis. Uma parte que gosta de tentar enxergar o lado bom de tudo, e que tem esperança em momentos em que ela parece quase impossível.

Isso vale para qualquer área da minha vida. Do trabalho à família, passando pelo relacionamento e chegando até mesmo na política do Brasil e do mundo. Onde eu consigo enxergar os problemas e os motivos pelos quais estamos passando pelo que passamos, entendendo que o futuro talvez não seja tão legal quanto eu queria, e ao mesmo tempo ainda com aquela ponta de esperança de que tudo pode mudar e é possível melhorar.

A frase que muitos comunistas repetem na internet vale bastante para descrever isso que eu sinto: o pessimismo da razão e otimismo da vontade. Onde somos pessimistas e esperamos pelo pior analisando tudo que está à nossa volta, enquanto olhamos para as perspectivas e como o mundo pode melhorar, e assim guiamos a nossa vida a partir dessa visão mais positiva.

Por isso que esse texto tem esse título. Eu sei que o mundo está uma merda. Sei que provavelmente nós não vamos nos aposentar. Sei que a chance de governos de extrema direita estarem no poder é uma questão de tempo. Sei que parece que as pessoas esqueceram os motivos pelos quais nós somos humanos. Mas mesmo assim ainda acho que não podemos desistir.

Não podemos desistir porque a nossa vida vai continuar. Nós ainda precisaremos votar, cuidar dos nossos pais, dos nossos filhos, do nosso trabalho, da nossa saúde mental. Tudo isso vai continuar acontecendo independentemente se o mundo melhorar ou piorar no futuro. Não adiantando ficarmos parados e esperarmos pelo pior, já que ele chegará conosco esperando sentados ou brigando contra essa tendência.

Pois no final não adianta nada nós desistirmos. As contas ainda vão chegar. As pessoas ainda vão nos requisitar. O dia vai continuar passando. Por mais que pareça que nada vai melhorar. Por mais que tudo indique o contrário. Ainda precisamos continuar vivendo. E, por isso, não podemos desistir. De nada adianta desistir. Mesmo que o mundo esteja nos dizendo o contrário. Ainda precisamos continuar.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--