Não gosto de viajar

O título é só clickbait mesmo

Primeiramente preciso deixar uma coisa clara: eu gosto de viajar. Assim como qualquer pessoa eu gosto de conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e sair um pouco da rotina. Não acho que viajar seja perda de tempo, não acho que não te adicione nada na vida. O que eu acho é que viajar é algo extremamente idealizado, e que, principalmente, se coloca em um pedestal que muitas vezes não faz o menor sentido.

Viajar te adiciona muitas experiências. Positivas e negativas. E esse é o ponto que eu quero chegar. Parece que não existe parte negativa. É tão idealizado, tão ‘bonito’ que as pessoas acham que sair para qualquer lugar já é positivo. Conversando com um amigo que saiu do país nas férias, e que tem uma opinião parecida com a minha, ele me falou a seguinte frase: ‘Cara, esse lugar é legal, tem lugares legais pra comer e tudo mais, mas ficar em casa teria sido melhor. Se eu soubesse que era assim, teria escolhido outro lugar’. Mas parece que é difícil para as pessoas entenderem isso. Acham que só de sair do lugar que você vive já é positivo por si só. E deixa eu te contar uma coisa: não é.

Assim como você pondera o lugar que vai almoçar e nunca mais volta se for ruim, você também deveria ponderar o lugar que você vai viajar. Não é só porque você sai da rotina que automaticamente é uma boa ideia. Se você não é rico, viajar é algo extremamente caro em boa parte das vezes e tem sim que se avaliar o custo-benefício antes de fazer qualquer coisa. Quantas vezes eu já disse que uma viagem para Orlando não vale a pena para mim e as pessoas só faltaram me jogar da janela de onde eu estava? Eu odeio parque, não faz o menor sentido gastar centenas de dólares em algo que eu não vou aproveitar simplesmente porque eu estarei fora do país.

Normalmente as pessoas viajam pensando sempre de uma maneira parecida: conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas. Mas a grande maioria delas tem uma coisa em comum no que desejam: fugir da rotina. Em um primeiro olhar, não tem problema você querer fugir da rotina. Só que muitas vezes o ‘fugir da rotina’ é muito mais profundo do que parece. São pessoas que, literalmente, odeiam a rotina que estão e querem o tempo todo viajar para outros lugares. E bem, se você não está feliz com a sua rotina, então realmente qualquer buraco que você se enfiar vai ser melhor do que ficar onde você vive.

Por fim eu só queria deixar uma coisa clara: viajar com o dinheiro do papai é muito fácil. Então não me venha falar que é a melhor coisa do mundo, que eu estou perdendo meu tempo enquanto você só consegue fazer isso porque estão te bancando beleza? É muito fácil você viver em função de viagens sem ter que arcar com os custos disso. É fácil dizer o quão maravilhoso é sem precisar trabalhar para que isso seja possível.

Twitter: leopfuita
Snapchat: leopfuita