Twitter | Instagram

Não tem como agradar todo mundo

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 5, 2024

--

Eu juro que entendo as pessoas que querem viver em paz. Não querendo entrar em atrito com ninguém, e por isso fazendo de tudo para agradar todas as pessoas e todos os lados. Sempre tentando, a qualquer momento, apaziguar interesses que muitas vezes são conflitantes, em prol dessa harmonia que a pessoa quer ter com todas as pessoas que ela conhece. O que é lindo no papel, mas que na vida real não é tão bom.

A política é talvez o jeito mais ilustrativo de vermos como isso não funciona. O governo do PT é conhecido por ser conciliador, e nesse mandato tem tentado fazer a mesma coisa que ‘deu certo’ nas outras vezes que esteve no poder: fazer com que ‘todos ganhem’, e assim conseguir governar de maneira mais tranquila.

Só que quando temos interesses antagônicos, como a vontade do empresariado em ganhar mais, e a vontade do funcionário em também ganhar mais, fica difícil conciliar. Já que, em tempos de crise como o nosso, para que um ganhe, o outro necessariamente precisa perder. Seja através do não aumento dos salários, ou da retirada de direitos que deveriam ser pagos, e que quando perdemos vão direto para o bolso dos acionistas e donos das empresas.

Se vamos para um exemplo mais pessoal, não tem como você agradar todo mundo no seu emprego do mesmo jeito. Se a área financeira precisa que você ganhe o máximo possível de um cliente, o comercial precisa antes de tudo conseguir vender. Não conseguindo então maximizar os dois, onde todo mundo fica extremamente feliz com o acordo que foi atingido. Precisando que se sacrifique um pouco do valor total, por exemplo, em prol de uma venda que poderá ser importante para o seu vendedor.

Nas nossas relações isso também é verdade. Seus pais te amam e provavelmente querem o seu bem. Assim como seu cônjuge. Assim como seus irmãos. Só que você tem um tempo limitado para alimentar essas relações. Não sendo possível estar sempre presente com seus pais ao mesmo tempo que está disponível para criar uma família com quem você está em um relacionamento. Precisando que você faça escolhas, e assim não agradando todo mundo.

Por isso é importante comprar algumas brigas na nossa vida. Precisamos entender que não é possível agradar todo mundo, e que determinadas ações vão desagradar alguma das partes. Já que sempre que tentamos agradar todo mundo, muito provavelmente o elo mais fraco que sairá mais prejudicado. O que estamos vendo o tempo inteiro quando falamos da política nacional, onde quando se tenta agradar todos o lado mais forte que sai vitorioso. E que na sua vida você também pode ter certeza que vai funcionar assim. Já que não tem como todas as pessoas serem uma prioridade para você.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--