Twitter | Instagram

Nada é mais difícil do que criar uma criança

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readAug 14, 2024

--

Eu fico irritado com a galera que insiste na babaquice de ser ‘pai de pet’. Acho que é um sinal dos tempos que vivemos, onde as pessoas parecem ter perdido a noção de gradação em várias áreas da vida, e partindo do princípio que coisas com grau de dificuldade diferentes, na realidade são a mesma coisa. O que cria esse tipo de loucura, de realmente achar do fundo do coração que cuidar de um cachorro ou um gato é a mesma coisa que cuidar de uma criança.

Eu e minha esposa temos quatro animais em casa. Três gatos e um cachorro. Todos com suas necessidades, de comida, limpeza e etc., mas que nem de longe dão um trabalho gigante. Servindo muito mais como criaturas que nos fazem companhia e que vivem conosco, do que algo que nós precisamos usar de todo o nosso tempo para cuidar.

Gatos, principalmente, podem ser quase ignorados durante boa parte do dia que mesmo assim vivem tranquilos. Precisando que cuidemos da caixinha e da comida, mas nada muito mais do que isso para que eles fiquem tranquilos. Dando carinho quando eles estão afim, e deixando o ambiente ‘enriquecido’ de lugares para que eles possam correr. Mesmo o cachorro, que precisa passear e limpar um xixi ou outro no lugar errado todo dia, não é necessário desprender uma puta de uma energia como dizem por aí.

Basta um dia cuidando dos meus sobrinhos que fica mais do que claro o absurdo desse tipo de comparação. Um tem 9 anos e a outra tem 4, e eles exigem uma atenção em quase 100% do tempo, seja para que não comecem a brigar, para que não fiquem o dia inteiro no celular, ou simplesmente para dar atenção que eles tanto necessitam na idade que possuem. Muitas vezes nos pedindo para que fiquemos assistindo eles brincando, e assim mostrando que existem pessoas que estão ali por eles.

Isso tudo sem levar em consideração quando eles ainda são bebês, e que aí precisam de adultos para tudo que for imaginável. Desde comer, para conseguir descansar, e chegando em fazer as necessidades básicas que todos nós fazemos. Todas atividades que precisamos fazer junto, e que ensinemos desde o começo, para que no futuro eles sejam adultos funcionais e que consigam ser mais independentes.

Eu sei que de vez em quando é só brincadeira, mas tem gente que acredita de verdade que cuidar de uma criança e cuidar de um animal tem a mesma dificuldade. Coisa de gente que, provavelmente, nunca sequer ficou 2 horas com uma criança, ou se ficou não prestou a mínima atenção nesses pequenos seres humanos. O que faz com que eu escreva textos óbvios como esse, mas que quem sabe serve para mudar um pouco uma das ideias mais idiotas que eu vejo internet a fora.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--