
Ninguém tem a obrigação de te ajudar
Sério, ninguém mesmo
O ser humano é egoísta. Por natureza todos temos uma ponta de egoísmo em nossas ações. Seja para nos protegermos de determinados comportamentos, ou simplesmente por orgulho. Mas a verdade é que todos temos um pouco desse sentimento. O que acaba não só agindo no clichê que você está pensando agora, mas também em como cobramos outras pessoas com base nas nossas expectativas.
Uma coisa que muita gente não entende: ninguém tem a obrigação de te ajudar. Independentemente do que você tenha feito para a pessoa em outro momento. Nunca existirá uma ‘obrigação’ sobre algo. Colocamos expectativas em outras pessoas em cima do que nós pensamos que seja justo, quando na verdade não é bem assim.
Isso vale para qualquer tipo de pessoa. Seus pais, seus amigos, seu cônjuge, seus filhos, ou um colega de trabalho. Independente da relação que eles tenham com você, profunda ou não, precisamos começar a entender que não existe esse papo de ‘obrigação’ para nada. Lógico que, pensando moralmente, temos uma série de fatores que podem indicar que uma pessoa realmente te ‘deva’ algo, mas muitas vezes somos só nós mensurando algo de uma perspectiva diferente.
Somos todos diferentes. Em tudo, desde nossas experiências e nossa criação, até como vemos o mundo. Como lidamos com cada fato, e como criamos expectativa em cima de algo. Tudo muda de pessoa para pessoa, e a ‘obrigação’ que você pode achar que alguém tem, pode não ser o mesmo que a pessoa acha.
Não estou dizendo que você deve continuar com a mesma opinião sobre alguém que não retribui da maneira que você julga correta. Pelo contrário, isso continua valendo como sempre. Só que você tem que estar preparado para o caso de ela não fazer. Ajustar as suas expectativas sobre o que é ‘obrigação’ e o que não é pode te trazer muito mais benefícios do que parece. Costumo levar atitudes como favores e gentilezas, e não como pagamentos. Melhorou muito a relação que tenho com outras pessoas, e ainda mais, fez com que o peso da obrigação caísse muito menos nos ombros delas.
Twitter | Instagram
Sigam a minha publicação para receber os textos da semana por e-mail e também uma recomendação de algo mais antigo que você pode não ter lido. Na publicação você encontra os textos divididos em categorias, além dos últimos, facilitando ainda mais para que você não perca nada!

