O “modinha” é tão importante quanto você

Ser um super fã não te faz especial

Eu acho engraçado esse tipo de termo. Vira e mexe você vê pela internet ele ser usado pejorativamente servindo para fandom de algum artista, de algum cantor ou banda, ou até para torcidas de qualquer esporte que seja. Como se o verdadeiro fã, o verdadeiro torcedor fosse melhor que o outro pelo simples fato de ter um maior conhecimento sobre o artista ou o time em questão. O que é engraçado, porque um artista dificilmente viveria só de ‘fãs verdadeiros’.

Sabe a sua banda favorita que está vindo para o Brasil? O seu artista que vai fazer uma apresentação na sua cidade? Deixa eu te contar o segredo: ele só vai fazer tudo isso graças aos fãs modinha. São eles que alimentam mercadologicamente o seu artista favorito. São eles que compram ingresso, que compram a camisa do seu time, e por isso conseguem tornar viável a aparição dele para você.

Eu já fui um desses que se irritava com esse tipo de fã. Achava que o cara que realmente gostava tivesse mais direito de ir a um show, ir a um jogo ou qualquer coisa do tipo. Mas pensando agora fica claro que era mera arrogância minha. Eu saber mais sobre o artista eu gosto, sobre o time que eu torço não me faz melhor que o cara que só acompanha de vez em quando. Ou que simplesmente goste de uma música ou outra. Afinal, eu gostar mais de algo me da algum direito real?

Lógico que não. É uma babaquice extrema esse tipo de pensamento. O seu artista preferido precisa muito do fã que não é como você. Que não sabe a escalação completa com reservas e comissão técnica. Que não saiba todas as músicas do álbum que saiu 3 semanas atrás. Eles podem não ser tão fieis, mas consomem como você e é isso que importa. Artista que vive de nicho fiel até funciona, mas dificilmente ele sairá da cidadezinha do interior da Suécia para fazer um show aqui no Brasil se não tiver certeza de que vale a pena financeiramente. O modinha é tão importante quanto você. E ser um fã tão assíduo não te faz especial.

Twitter: leopfuita
Instagram: leopfuita