O que vale é o que a gente faz, e não o que pensamos em fazer

Porque falar até papagaio fala

Lendo algum texto no medium, da Laura Pires se não me engano, me recordo de me deparar com a frase que usei de título: o que vale é o que a gente faz e não o que a gente pensa em fazer. A partir dela me lembrei também de uma célebre frase de um amigo meu quando se referia a pessoas que ele não confiava muito: de que falar até papagaio fala. Duas frases que basicamente convergem para o mesmo assunto que já queria abordar. Falação sem ação não costuma significar nada.

Quando meu amigo diz que até papagaio fala, a ideia é que até um animal mais irracional que a raça humana também consegue emitir sons e falar como uma pessoa. Qualquer um pode despejar palavras, frases e promessas sobre qualquer coisa sem assumir compromisso algum com o que foi dito. É extremamente fácil falar sobre algo, despejar ódio. Enquanto transformar tudo isso em ações é muito mais complicado.

Imaginemos uma situação hipotética. Você possui um amigo que estudou com você na faculdade. Ele vive falando que está com saudades e que quer te ver assim que possível. Então quando as pessoas de um grupo de amigos que ele participa marcam uma viagem, e praticamente todos vão, esse amigo acaba não indo por determinado motivo. Depois disso, em outro momento, no seu aniversário a mesma coisa acontece. Você o chama, e novamente a pessoa não aparece.

Sei que todos possuímos compromissos. Mas se você está com tanta saudades assim, se quer tanto ver seus amigos, porque não faz um esforço para que tal evento aconteça? É ótimo verbalizar suas emoções, mas se elas não passam de apenas palavras, elas perdem quase toda a força que deveriam ter.

Sabe aquele namorado que vive falando sobre fidelidade, sobre tratar as pessoas bem, e ter um relacionamento igual? O quanto você acha que adianta esse monte de falatório enquanto ele destrata os próprios pais, trai a namorada e mesmo saindo com seus amigos sempre, não deixa que ela saia com as dela? Acho que todos concordamos que não adianta nada, não é?

Falar é extremamente fácil. Qualquer um pode proferir lindas palavras sobre qualquer assunto a qualquer momento. Com conhecimento ou não, com eloquência ou não. Você falar que gosta de uma pessoa e nunca fazer o mínimo esforço para estar com ela é o mesmo que nada. O que realmente tem valor são as ações que tomamos e tudo que realmente realizamos. E tudo que um dia falamos que queríamos fazer? Não tem valor algum, se não passam de palavras.

Twitter: leopfuita
Instagram: leopfuita