Twitter | Instagram

Sempre é hora de apontar culpados

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readSep 16, 2024

--

Me irrita profundamente a galera do ‘deixa disso’. O pessoal que, quando vemos problemas gigantescos como os incêndios que acontecem no Brasil no momento que escrevo esse texto, começam a tentar colocar panos quentes na procura do culpado, e ‘focando’ somente em como solucionar o que está acontecendo. Algo que é feito com um propósito político claro, mas que para muita gente pode parecer o ‘jeito certo’ de agir.

Ninguém discute que precisamos de soluções para os problemas que nós vivemos como sociedade. O que quero discutir é que existem pessoas que podem estar ganhando muito com esse problema. Pessoas que se beneficiam direta ou indiretamente de coisas que, para a grande maioria da sociedade, não são benéficos. Pessoas que, além disso, farão o possível para tentar desacreditar e fazer força contra as soluções sendo propostas.

O caso dos incêndios é ilustrativo. Não é coincidência eles acontecendo em várias partes do Brasil. Obviamente tem algo a ver com as mudanças climáticas, que acentua todos esses problemas, mas não é só isso que explica. Já que existem evidências e mais evidências de que é uma prática comum no agronegócio, seja para limpar a terra para a criação de gado, ou usado para grilagem de terras que então serão vendidas esses grandes produtores.

Ou seja, existe um incentivo econômico para as queimadas. Elas muito provavelmente sairam do controle, e por isso se espalharam tanto e chegaram em tantos lugares, o que pode nos dar a falsa impressão de que foi ‘acidente’. Esquecendo dos motivos pelos quais elas acontecem para início de conversa, e principalmente dos culpados de verdade pelo que está acontecendo.

O governo também tem culpa. Não só o que está agora, como todos os outros que vieram antes. Já que eles podem montar ou desmontar instituições que serviriam para conter esse tipo de situação, financiando ou deixando de financiar esses orgãos, e assim contribuindo para que o problema hoje seja mais difícil ou mais fácil de lidar.

Isso tudo sem esquecer de que, para esses orgãos ganharem mais ou menos destaque, existe todo um jogo político em que o próprio agronegócio está atuando fortemente. Seja através de lobby por baixo dos panos, ou por congressistas que fazem parte da famosa bancada do boi, e que assim conseguem fazer com que esse tipo de situação fique ainda mais difícil de controlar. Extinguindo punições, destruindo legislação e assim criando uma impunidade que faz com que esse tipo de situação aconteça com ainda mais frequência.

Então, querido centrista iluminado que acha que vai resolver os problemas sem enfrentar ninguém, é sempre hora de procurar culpados. Principalmente em problemas gigantescos como esse. Onde existem uma série de fatores que influenciam, e que por isso é importante saber quem estamos enfrentando, e assim traçar uma estratégia que vai funcionar de verdade. Sendo impossível resolver se ‘deixamos os culpados para lá’, já que muitas vezes eles possuem poder suficiente justamente para barrar qualquer solução que você consiga pensar.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--