Twitter | Instagram

Seu coach preferido não acredita em Deus

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJun 28, 2024

--

Meu alarme de charlatão é algo que tem se aprimorado bastante conforme o tempo passa. Já fui alguém que viu muito do conteúdo de empreendedorismo que temos pela internet, e achava interessante algumas das lições que eram ensinadas. Só que depois de um tempo fui começando a perceber algo que, hoje, vejo que se tornou realidade: uma estranha aproximação desse tipo de coach com a religião.

O cara ter uma religião que ele acredita não é um problema para mim. Afinal eu sou minoria quando falamos desse assunto, e sigo e convivo com uma série de pessoas que tem suas crenças e religiões particulares. Não me incomodando o fato de alguém acreditar em X ou Y, desde que não esteja usando essa fé e instrumentalizando em prol de uma agenda que seja pouco ética.

Não são poucos os coachs que começaram a falar bastante sobre religião nos últimos anos. Você provavelmente conhece algum. E isso não é coincidência. É simplesmente uma maneira de aproximar ainda mais ele e uma parte relevante do público, usando da fé das pessoas para que elas fiquem ainda mais atraídas por tudo que ele está vendendo. Ou seja, ampliando ainda mais o seu público alvo.

Não posso dizer com toda certeza, mas acredito que muitos deles sequer acreditam de verdade na doutrina que utilizam. Já que são pessoas extremamente hábeis em vender seus produtos e fazer com que a sua marca ganhe ainda mais reconhecimento e tração. Sendo só mais uma estratégia de marketing e de negócios, com a intenção de fazer ainda mais dinheiro do que elas possuem, ao utilizar um nicho muito bem caracterizado.

Entendo que também existe o fato que, quanto mais dinheiro você ganha, mais se enxerga que não faz sentido você estar ganhando tanto pelo trabalho que vem fazendo. O que pode fazer com que a pessoa acredite que é realmente especial, e que assim reforça e torna ela ainda mais religiosa do que outras partes da população.

Mas eu sou um pouco cético quando falamos de coachs de internet e de gente que é tão hábil em marketing e vendas. Afinal a imagem deles é a principal arma de promoção que eles possuem. Bastando uma pequena pesquisa para saber que religião vende muito, e que existe um mercado consumidor gigantesco que está sedento por consumo. Mostrando que, por isso, é um nicho que vale a pena investir, e que eles tem apostado bastante nos últimos anos.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--