Somos seres sociais

E todos precisamos de outras pessoas para viver

Acho que grande parte das pessoas já teve a ilusão de que não precisava de ninguém. Não no sentido de depender de outras pessoas para fazer algo, mas simplesmente de precisar delas por perto. Na maioria das vezes em algum momento de solidão, de carência ou qualquer outra coisa do tipo. Mas é algo que acaba dominando a vida de algumas pessoas durante muito mais tempo do que deveria, e é uma das maiores mentiras que você vai ouvir com toda certeza.

Somos seres sociais. E esse deve ser um dos motivos que fez com que a humanidade evoluísse tanto durante esse tempo, afinal é da cooperação que as grandes conquistas saíram. Toda e qualquer tecnologia que existe hoje não foi bolada por uma única pessoa, todas as grandes ideias tiveram vários envolvidos antes de se tornarem realidade. São inúmeros os exemplos de como a capacidade de sociabilizar que temos é tão importante.

Mas vamos voltar para o nosso pequeno mundo, a nossa vida pessoal. Quem nunca viu um conhecido, ou até mesmo nós mesmos, dizendo que não precisava de ninguém? Não no sentido amoroso, mais no sentido que poderia ser alguém auto-suficiente sem necessitar de qualquer interação com outras pessoas. E eu não estou falando do cara da padaria que tu toma café de manhã, nem do motorista do ônibus que você utiliza. Não estou falando de relações automáticas, mas sim das mais próximas que temos com outras pessoas.

Ninguém consegue viver sozinho. Você pode estar nessa ilusão agora, mas todos nós precisamos de outras pessoas. Por mais que existam milhares de coisas para fazer hoje, temos uma grande necessidade desse contato, dessa troca de experiências e de fato é algo que sempre vai nos acrescentar (como um bom exemplo, ou um exemplo ruim). É impossível viver sem toda essa socialização.

Mas por que você tem tanto texto falando sobre ser alguém bem resolvido sozinho então? Porque uma coisa não exclui a outra. Precisamos de outras pessoas, mas também precisamos estar bem conosco para viver da melhor maneira possível. Estar bem consigo mesmo é algo que te deixa muito mais atraente para os que estão a sua volta. Ou até o contrário, pessoas a sua volta podem te ajudar a se tornar alguém muito mais bem resolvido.

Ao final a única coisa que eu quero passar com esse texto é que precisamos dos outros. Não de todos, afinal ninguém conseguirá gostar e confiar em todo mundo, mas sempre precisaremos de outras pessoas nas nossas vidas. Pessoas para confiar, pessoas para gostar, ou quem sabe apenas para tomar uma cerveja no final do seu expediente. Solidão as vezes pode ser necessária, só que no final todos queremos conviver com o máximo de pessoas possível. Somos seres sociais, e é isso que nos torna tão excepcionais.

Twitter | Instagram
Não esqueça de dar quantos aplausos você quiser para o texto e seguir a minha publicação para receber os textos da semana por e-mail, além de outras indicações. Na publicação você também encontra os textos divididos em categorias, além dos últimos, facilitando ainda mais para que você não perca nada!