Twitter | Instagram
Toda série é ruim se você leu o livro
Eu demorei muitos anos para começar a ler livros normais. Antes só lia mangá, e só consegui pegar o gosto pelos livros com mais de 20 anos. Por isso entendia muito pouco quando pessoas que tinham lido os livros adaptados em séries ou filmes reclamarem sobre o que estavam vendo. Achando um pouco de frescura, mas que conforme fui começando a ler e, depois, ter o que eu li adaptado consegui entender um pouco.
Lógico que o título é exagerado. Existem adaptações de livros que conseguem ir muito bem, e as vezes até melhorar determinados aspectos que temos na obra. Só que via de regra é algo muito complicado de se fazer. Já que muito do livro se baseia basicamente nas descrições e na nossa imaginação, que vai preenchendo lacunas e colocando expectativas que talvez nem o autor queria que existissem.
Além de que, em geral, livros costumam ter mais tempo para contar o que querem. Algo que já é bem limitado quando falamos de adaptações para filmes e séries, que dependem de várias coisas extras, e que assim precisam ser condensados para que caibam no tempo disponível para se adaptar. Sem esquecer também dos próprios criadores, produtores, diretores e etc, que com toda certeza tentarão colocar algo deles mesmos dentro da adaptação que estão fazendo.
Vendo Anéis de Poder e acompanhando alguns comentários da internet isso fica muito claro. Já que claramente é uma série que se afasta de muitos conceitos que parecem canônicos para quem leu os livros, mas que para mim que só viu os filmes não me incomodam nem um pouco. Me parecendo, as vezes, só implicância vazia e um querer odiar, mesmo quando coisas legais estão sendo feitas.
Mas ao mesmo tempo eu entendo essa galera. A adaptação de Fundação, do Apple TV, foi a minha vez de ser chato. Apesar de ter gostado da primeira temporada, a segunda eu simplesmente larguei no meio. Já que as mudanças, para mim, ficaram demais, e desvirtuaram muito do que eu esperava dessa adaptação. Mesmo com muita coisa que eu achei legal, e que as vezes só existia dentro dela. Me tirando da história e me deixando desgostoso com os rumos do que estava acontecendo.
A realidade é que nossa expectativa sempre vai nos trair quando já lemos os livros. Seja por conta dela ser alta demais, com algo que gostamos muito, ou simplesmente porque preencheram lacunas que são opostas as expectativas que nós tinhamos. O que é uma pena, já que todo mundo quer sua obra favorita bem adaptada, mas que infelizmente é o mais comum de acontecer. Não necessariamente tornando a obra um absurdo completo para todos, já que existem pessoas que não possuem as expectativas que nós temos. E que, no fundo, talvez sejam o verdadeiro alvo de quem está adaptando.
Leia também:
Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.
Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!