Viés de confirmação

Ou dar atenção só para o que confirma meus pensamentos

Eu realmente gosto de coisas relacionadas ao nosso psicológico. Por explicarem boa partes dos nossos comportamentos, e por ser algo realmente interessante de se notar no nosso dia-a-dia. Afinal, todo mundo que te rodeia é propenso a todos esses fenômenos e eles podem explicar muito sobre você mesmo. Além do fato de eu também ser muito chato com relação a crenças e sempre querer saber o porque delas existirem.

Nessa linha, e conversando um pouco com o meu texto sobre astrologia principalmente, queria que você tivesse em mente como funciona o viés de confirmação. Um tipo de pensamento seletivo que temos onde basicamente tendemos a dar muito mais atenção a uma informação que confirme nossas crenças e nossas ideias, ao mesmo tempo que nos faz ignorar os pontos que contradigam o que pensamos de alguma maneira.

Não é tão fácil de se notar quanto parece, mas é algo que permeia boa parte das crenças que as pessoas possuem. Um exemplo fácil é justamente a astrologia e seus mapas astrais: você tem uma série de informações sobre você mesmo. Nessas informações, uma parte é verdadeira, e outra parte é falsa. Se você acredita, você automaticamente tende a prestar atenção naquelas que confirmam que ela de fato funciona, enquanto as outras informações erradas são sumariamente esquecidas. Ao mesmo tempo que por você acreditar que tem uma determinada característica (que não necessariamente você tem) e o seu mapa astral confirmar essa sua ideia, você logo se apega a essa informação e a toma como uma verdade. Tornando então uma afirmação sobre você e uma informação sobre sua crença validadas entre si.

Todos são suscetíveis a esse fenômeno. Vale para qualquer coisa, e quanto maior o preconceito com determinado fato, mais fácil é você se apegar a informações que tragam ‘embasamento’ ao que você pensa. Se você acha que tal pessoa é desagradável, automaticamente qualquer pequena coisa ruim que ela fizer vai te chamar atenção, enquanto todas as outras ações legais passaram despercebidas. Sabe a famosa ‘birra’? Acredito que podemos dizer que o viés de confirmação ajude muito em alimentá-la.

Como evitar? Não tenho uma dica muito eficaz para isso. Talvez ao notar que esse fenômeno existe você já consiga perceber quando ele acontece. Mas acho que o principal é você sempre pensar nos dois lados da moeda. Ser crítico com relação a suas crenças e suas ideias, sempre utilizando um pensamento que discute e não um pensamento que simplesmente acredita. Ponderar sempre que possível, e não enxergar só coisas que você quer ver. Afinal, muitas vezes podemos estar sendo iludidos por nós mesmos.

Links úteis:
https://en.wikipedia.org/wiki/Confirmation_bias
http://www.universoracionalista.org/vies-de-confirmacao/

Twitter: leopfuita
Instagram: leopfuita