Twitter | Instagram

Você é burro

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readJul 8, 2024

--

Eu acho que sou uma pessoa que tenta estudar sobre os assuntos sempre que possível. Mas ao mesmo tempo entendo que sou completamente ignorante em uma série de assuntos. O que parece ficar cada vez mais claro quanto mais estudo sobre qualquer coisa que seja. Já que esse início de aprendizado sempre vem com a constatação de que existe um mundo inteiro e profundo de conhecimento que está muito longe de mim, e que eu só entendi que existia porque comecei a entender o mínimo sobre esse tal assunto.

Como diz Marcelo Gleiser no seu livro A ilha do conhecimento:

Quando a Ilha do Conhecimento cresce, nossa ignorância também cresce, delimitada pelo perímetro da Ilha, a fronteira entre o conhecido e o desconhecido: aprender mais sobre o mundo não nos aproxima de um destino final — cuja existência não passa de uma suposição alimentada por esperanças infundadas — mas, sim, leva a novas perguntas e mistérios.

Eu acho isso incrível. Mas é uma frase que também vem com a constatação de que existe muita gente no mundo que não entende esse conceito. Ou seja, gente que ainda está com a ilha do conhecimento pequena, e que por isso acha que o mundo é aquele. Gente que acha de verdade que já encontrou a resposta para muitos assuntos, e que por isso pode se negar a ouvir especialistas de cada área, já que possui o conhecimento de todos eles.

Lógico que isso é uma extrapolação. Acredito que todo mundo tem um pouco de noção que é ignorante em uma série de áreas. Mas é incrível como parece que as pessoas teimam em falar e discutir sobre coisas que não tem a menor noção. Desde que essa questão passe pela vida delas de algum jeito, pelo trabalho ou por um vídeo no Youtube, e que assim já torna a pessoa apta a opinar e dizer o que pensa sobre ele. Algo que me parece pior justamente por causa dessa sensação de que temos toda a informação do mundo dentro dos nossos celulares.

Eu entendo a necessidade de querer opinar sobre tudo e tentar passar que somos mais inteligentes do que somos de verdade. Já passei por aí. As vezes ainda me vejo comentando sobre coisas que, no fundo, eu não entendo. Parece ser uma necessidade de estar sempre a par de tudo. Mas quanto mais aprendo, mais vejo como isso é bobo. Mais vejo como é mais interessante ficar quieto e, quando entender de verdade, aí sim entrar em discussões e começar a tentar ensinar/aprender mais.

Porque no final a verdade é que nós somos burros. Nós somos ignorantes. Não temos noção de como discutir muitos assuntos. Parece que sabemos por entendermos um pouco mais que média, as vezes, mas quando vemos o que os especialistas estão falando vemos que não temos noção do que está sendo discutido. Mostrando que, na realidade, nós só queremos opinar. Só queremos ter alguma conexão com outras pessoas. Mesmo que para isso precisemos discutir com elas.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--