Twitter | Instagram
Você não é útil no seu trabalho
Eu já fui mais deslumbrado com o trabalho. Tinha uma visão mais idealista dele, colocando como se fosse o local onde o que é mais justo sempre acontece e que, por isso, bastaria fazer o meu melhor que chegaria onde quisesse. Algo que já me livrei, felizmente, e que foi muito importante para que eu tivesse uma relação melhor com ele. Deixando de me cobrar por coisas que eu não tinha o menor controle, e entendendo que existe um jogo que precisa ser jogado dentro do ambiente corporativo.
Entender que a maioria de nós faz trabalhos alienantes, onde nós não conseguimos ver exatamente para que fazemos o que fazemos, também foi importante nessa mudança. Já que me fez entender que, em um mundo avançado como o nosso, é normal acharmos que parece que fazemos algo inútil, e que estamos enganando a todos para ganhar nosso dinheiro no processo.
Mas ainda sim nós temos uma necessidade de acharmos que somos úteis. O trabalho é um dos meios que podemos encontrar esse significado, mas não é o único. Parecendo que é, já que vivemos em uma época onde parece que nada é mais importante do que ele, mas que não necessariamente precisamos tirar um significado profundo dele, por mais que tome tanto tempo da nossa vida.
Eu acho que podemos tentar nos sentir úteis em outros locais. Se você consegue isso no seu trabalho, que ótimo, fico feliz por você e entendo que essa procura seja mais simples. Mas não é todo mundo que consegue. E busca ser útil em outros momentos talvez seja mais interessante, e muito mais recompensador.
Seja ajudando pessoas próximas, como a sua própria família, ou simplesmente entrando em algum projeto social, qualquer coisa vale para que você tenha esse sentimento. Um sentimento que pode parecer um pouco capitalista demais, da utilidade, mas que acho que em alguns momentos nos trás mais do que isso, já que dá significado para a nossa vida, que muitas vezes nós não conseguimos arranjar sozinhos. Sendo problemático, obviamente, buscar utilidade em tudo, mas entendendo que é um processo que muita gente passa.
Em um mundo ideal eu diria que é besteira tentar se sentir útil. Utilidade é algo que muda de significado para cada pessoa, e muitas vezes é só um jeito de nos culpar ainda mais quando não estamos produzindo. Só que tem gente que precisa. E para essas pessoas eu acredito que é melhor procurar em outro lugar. Não só porque o trabalho dificilmente consegue fazer isso, mas principalmente porque quando você foca nele, acaba esquecendo de ser útil em áreas da sua vida que realmente importam. E que realmente nos fazem felizes no final das contas.
Leia também:
Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.
Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!