Twitter | Instagram

Você não conquistou nada sozinho

Leonardo Fuita
Escrevendo a vida
Published in
3 min readSep 13, 2024

--

Nós vivemos em uma época e sobre influências que nos dizem o tempo inteiro que precisamos focar em nós mesmos para vencermos na vida. Esquecendo as pessoas à nossa volta e passando por cima de quem for necessário no processo, para que consigamos chegar ao tal ‘sucesso’ que tanto se prega em toda mídia que você imaginar. O que é compreensível pelo modo de produção que nós vivemos, mas que é diametralmente oposto ao que realmente acontece.

Acho que o primeiro motivo que faz com que esse tipo de discurso consiga colar é o fato da maioria das pessoas associarem o sucesso financeiro e profissional com toda característica positiva que você imaginar. Colocando como se todos que possuem sucesso fossem necessariamente inteligentes, felizes e bem resolvidos. Algo que vem muito do fato de vivermos no capitalismo, onde parece que nada é mais importante do que possuir dinheiro.

Só que isso é mentira. Ter dinheiro ou sucesso profissional não diz nada além disso: que você sabe ganhar dinheiro e/ou sabe o que fazer dentro do ambiente profissional que está inserido. Mesmo que para muita gente seja automaticamente um selo de autoridade em qualquer outro assunto, é fato que isso não é verdade. Sendo uma transferência de capacidades, que muitas vezes não são análogas.

O discurso da individualidade excessiva é um dos resultados desse tipo de pensamento. Já que quanto mais você ganha, mais você acredita piamente que é por conta de você mesmo, esquecendo todos os outros motivos pelos quais você chegou aonde está. Além de te fazer proteger ainda mais o que você tem, e te fazendo ainda mais egoísta no processo. E fazendo com que você fique cada vez mais sozinho.

Basta uma pequena análise da sua vida e fica fácil identificar como 90% das suas conquistas não seriam possíveis sem outras pessoas. Desde o seu nascimento, que galga muito do que você vai conseguir fazer no futuro, até mesmo o seu presente, onde para conseguir fazer os grandes trabalhos que você faz, é necessário cooperar com muita gente no processo. Mostrando que sozinho não é possível fazer nada, mesmo que tentem te provar o contrário.

Parece sedutor, mas a verdade é que nada que você conquistou na sua vida foi feita só pelo seu esforço. Precisando de bases que você sequer construiu, mas que foram importantíssimas para que você chegasse onde chegou. Obivamente possuindo uma parte do mérito, mas nem de longe sendo a única pessoa responsável por ele. Já que muitas das escolhas que você teve sequer foram realmente suas, e que outras vezes a sorte simplesmente bateu na sua porta. Porque, no final, tudo que você conquistou vem de uma construção coletiva. Você querendo ou não.

Leia também:

Não esqueça de deixar as palminhas e um comentário se você gostou do texto.

Se você quer recebê-los em primeira mão siga a página e também lá no Instagram para ficar ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--