2 ferramentas indispensáveis para a gestão de empresas

Há muitas ferramentas interessantes para gestão de empresas disponíveis no mercado, que auxiliam no planejamento estratégico de forma organizada. Elas ajudam a definir mais concretamente seus planos e como controlar a concorrência e o mercado que tende a ser instável.

As ferramentas para gestão ajudam na automação de todos os processos, desde gestão de relacionamento com os clientes, ao plano de negócios, controle de finanças, gerenciamento das redes sociais, até o controle das métricas, a fim de aprimorar todo o planejamento do seu negócio.

Os aplicativos — também considerados ferramentas — são de extrema importância e, de forma imediata, dão resultados e fornecem mais um canal de comunicação entre o nosso negócio e os clientes.

Ao gerir uma empresa, precisa-se analisar o cenário e definir qual será o cronograma das ações estratégicas, ou seja, como chegar aos objetivos da melhor forma. É preciso ter visão em longo prazo para atender a tais objetivos, entretanto, também se faz necessário observar os recursos disponíveis que podem ser utilizados.

As ferramentas mais interessantes para gestão de empresas

1. Canvas

Recomendamos a utilização do método Canvas, criado por Alex Osterwalder e Ives Pgneur. O Canvas, ou Business Model Canvas, é um quadro teórico em que você poderá observar o seu negócio como um todo.

Sabe-se que, para montar uma organização, é necessário comprometimento e disciplina para ultrapassar os obstáculos e assim alcançar os seus objetivos. Por meio do Canvas, isso é possível.

Esse método é simplesmente um mapa visual constituído por 9 blocos, caracterizados pelos elementos principais (e de base) de uma organização. Dessa forma, você pode estabelecer o melhor modelo de negócio para a sua empresa, seja pequena ou média.

Acima de tudo, é preciso ressaltar que Canvas é um modelo dinâmico que tem como principal objetivo auxiliá-lo na sua forma de empreender.

Em primeiro lugar, você deve entendê-lo como algo extremamente fácil de se elaborar e interpretar, já que conseguirá observar e completar os elementos constituintes da sua empresa.

Tudo isso, a fim de solucionar os problemas existentes e aprimorar ainda mais a relação entre a equipe e o consumidor.

O Canvas, de certa forma, complementa seu planejamento estratégico, porque serve de apoio para analisar a situação real da sua empresa e, assim, permite que você trace planos!

Se você é iniciante ou até já possui uma estabilidade no mercado, Canvas pode se tornar muito útil, porque servirá como quadro para identificação dos problemas na sua empresa, proporcionando maior investimento e, consequentemente, maior crescimento no seu empreendimento.

Como Canvas parte de um quadro teórico, só agrega valor para a sua empresa a partir do momento em que você consegue completá-lo e compreender a situação real do seu empreendimento.

Canvas é uma metodologia que você pode utilizar para saber qual é o melhor plano de negócio para a sua empresa, contestando a funcionalidade de métodos atuais e melhorando as suas estratégias.

Ao completar cada bloco, você estará descrevendo automaticamente a estrutura de funcionamento da empresa, como está se desenvolvendo e quais pontos devem ser aperfeiçoados para fornecer maior engajamento e percepção do que está dando errado no seu negócio.

2. Segmentação de marketing

O seu objetivo é a concepção de um mix de marketing que corresponde precisamente às expectativas do público-alvo.

Poucas empresas são grandes o suficiente para suprir as necessidades de um mercado inteiro, mais a avaria total da demanda em segmentos e escolher aqueles de que a empresa está mais bem equipada para lidar.

A segmentação cria um grupo identificável de indivíduos, famílias, empresas ou organizações que compartilham uma ou mais características ou necessidades do mercado envolvido. Os segmentos geralmente respondem de maneira previsível a um marketing ou uma promoção.

Quatro fatores básicos que afetam a segmentação do mercado:

  • Identificação clara do segmento;
  • Mensurabilidade do seu tamanho efetivo;
  • Sua acessibilidade por meio de esforços promocionais;
  • Sua adequação às políticas e aos recursos da empresa;

As quatro estratégias básicas para segmentar o público são:

  • Comportamental;
  • Demográfica;
  • Psicográfica;
  • Diferenças geográficas;

Vantagens no uso dessas ferramentas para a gestão da sua empresa

A partir do momento em que você tem em mãos essas ferramentas, a gestão do seu negócio se torna mais fácil e organizada, uma vez que você saberá como lidar com os imprevistos e as fraquezas da empresa, sabendo o que deve ser aprimorado e tendo uma análise constante das métricas para perceber o que deve ser melhorado ou erradicado.

Logo, haverá maiores oportunidades de crescimento para todos os envolvidos. E, como você percebeu, a tecnologia ajuda muito nessa hora, porque ela sabe dar resultados quase que imediatos das campanhas publicitárias feitas, por exemplo.

Prever estimativas, arriscar-se, evitar erros e aprimorar os processos são algumas outras vantagens de usar as ferramentas de gestão.

Considerações finais

Com as ferramentas de gestão, você está mais preparado para ter sucesso no seu negócio.

Hoje em dia, ferramentas de gestão têm evoluído drasticamente graças aos avanços tecnológicos, tão rápidos que se torna difícil selecionar as melhores ferramentas de negócios para qualquer situação em qualquer empresa.

Isto é causado por uma luta interminável para reduzir os custos e aumentar as vendas, compreender as necessidades dos clientes e entregar os produtos que atendam às suas necessidades da maneira que eles exigem.

Sob este cenário, gestores devem tomar uma atitude estratégica em relação às ferramentas, em vez de ir para a mais recente ferramenta de gestão de negócios. Normalmente, os gestores usam-nas sem qualquer adaptação, o que conduz a uma situação instável.

Ferramentas de gestão de negócios devem ser selecionadas com cuidado, e depois adaptadas para as necessidades da organização, e não o contrário.

O que você achou de conhecer estas ferramentas para a gestão de empresas? Comente sobre suas impressões!

Não sabe bem como fazer a gestão ou não tem tempo para operar e gerenciar ao mesmo tempo?.

Temos um produto de consultoria em gerenciamento de negócios que pode salvar sua vida. Sem os altos custos e burocracia da contratação de funcionários, com todo um know how e experiência de anos de gestão e direcionamento de negócios e deixando pra você apenas a análise de dados prontos, podemos transformar a sua gestão. Não dá mole, não. Fala com a gente!

Se quiser saber mais sobre este serviço, clique aqui!

Neste vídeo eu me apresento:

E neste outro, mostramos um pouco do que fazemos: