Produtores rurais investem em tecnologia de precisão
O modelo “agricultura 4.0” transforma fazendas em grandes empresas rurais

Nos últimos três anos, o campo ganhou destaque nas mídias com as super safras e o uso da tecnologia. De um lado, temos as poderosas máquinas de colheita dotadas de receptores GPS e, do outro, drones que mapeiam as fazendas, monitoram pragas, deficiência hídrica e falhas no plantio.
O ganho de produtividade está intrínseco ao modelo de agricultura 4.0, também conhecida como agricultura digital, que é um sistema de precisão que reúne disseminação de conceitos, técnicas e vantagens para o produtor. Essa é uma tendência no campo e trouxe mais qualificação da mão de obra e investimentos em tecnologias.
No agribusiness, a agricultura 4.0 anda lado a lado com a agricultura de precisão que podem ser usadas em toda a cadeia produtiva. As duas ferramentas trabalham com planejamento, análise de dados e previsão de colheita, usando mecanismos da robótica, veículos autônomos e drones.
As medidas de gestões são adaptadas para a realidade de pequenos, médios e grandes produtores ofertando a otimização do uso de insumos e inovação. Esses fatores exemplificam o trabalho de qualidade mundialmente conhecido do agronegócio brasileiro.

