Me conheça

minha história com dados

Letícia Pires
Leti Pires
4 min readMar 22, 2021

--

Minha história sai um pouco da curva eu diria. Tudo começou em 2015, quando eu disse que gostaria de fazer engenharia e que “a única coisa de faculdade que eu não faria seria algo que envolvesse programação e códigos” (mal sabia ela kkk).

Mas antes de eu chegar na conclusão de que queria engenharia, eu fiz engenharia de pesca na UDESC por 1 ano 😱. Tudo isso com o intuito de ir pra arquitetura (que era no mesmo campus). Só que me apaixonei por engenharia e exatas (já fui chamada de louca por isso haha😛).

Então, em 2015 me mudei pra Blumenau e comecei Engenharia Civil. Próximo de me formar eu tive algumas frustrações na área já, e comecei a olhar pra outros campos que me chamavam mais atenção. Como eu falei, sempre fui apaixonada por exatas, mas também por inovação e tecnologia. Durante a faculdade mesmo eu participei de um projeto de inovação junto com meus amigos, a Padiolax, e por um bom tempo fiquei envolvida com isso.

Ali no último semestre do curso, eu comecei a pesquisar mais sobre a área de tecnologia e descobri a Ciência de Dados. E “fuçando” nos meus arquivos, encontrei um cronograma de estudos que fiz na época, de setembro de 2019 (eu particularmente, não lembrava que já tinha feito isso em 2019 hehehe):

Cronograma com base nos cursos da Alura

Bom, mas como eu tinha o TCC na época, não levei o assunto muito pra frente. Então, graduei no final de 2019 e comecei a luta por emprego na área de engenharia civil. Só frustração. E daí veio pandemia. Mais frustração.

Esse período me fez cada vez mais repensar sobre o que eu queria de fato pra minha vida. Eu queria mesmo me tornar Engenheira Civil?

Durante todo esse tempo eu estive rodeada por pessoas da área de tecnologia, e em 2020 eu descobri que queria seguir a carreira na área de dados. E foi aí que minha jornada de transição de carreira de fato começou.

Eu simplesmente me encantei com a área de Ciência de Dados, por unir tecnologia e exatas ❤. Então eu conheci a plataforma da Alura, que na minha opinião, é a melhor plataforma de cursos pra essa área💙.

Fiz um tabelão de cursos que eu precisava fazer pra me tornar uma Cientista de Dados (faço tabela pra tudo heheh), e comecei a maratonar os cursos. E em outubro de 2020 a Alura lançou o Bootcamp de Data Science Aplicada, que mudou totalmente minha transição de carreira. Iniciei em novembro e finalizei em abril de 2021. Foi uma experiência incrível! Conheci muitas pessoas, aprendi muito Python, Machine Learning, foi uma imersão completa, que sou extremamente grata por ter feito parte.

Coloquei muita dedicação no bootcamp e em especial no projeto final (virei algumas noites pra terminar), detalhei ele, documentei, criei esse blog, postei nas redes sociais… e esse projeto foi a minha porta de entrada no mercado de dados. Dia 12/04/2021 iniciei como Cientista de Dados Jr. na Sauter Digital (empresa que me acolheu tão bem🥰) .

mimos de recepção

E desde então, venho enfrentando muitos desafios, aprendendo muitas coisas nessa empresa maravilhosa. E tenho compartilhado todo esse processo lá no meu instagram. Uma das coisas que mais amo é poder compartilhar experiências, aprender com outras pessoas, conhecer pessoas🧡.

Aaah, e além de toda essa paixão por exatas e tecnologia, também sou a louca da organização (gosto de um post-it, viu?!). Sempre estou buscando formas de melhorar minha produtividade através da organização.

Link das redes sociais: https://beacons.page/letipires

Entrevistas que falo um pouco sobre minha transição de carreira:

--

--

Letícia Pires
Leti Pires

Jr. Data Scientist at Sauter 💜 & Civil Engineer . Content creator in @letispires. Fond of Python, Machine Learning and AI.