A LIVRARIA 24 HORAS DO MR. PENUMBRA

Letícia Santos
Leticia Inside
Published in
2 min readAug 10, 2018

“A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra” não é um livro profundo, mas com certeza pode te conquistar se você gosta de personagens simpáticos, ou de livrarias, ou de tiradas engraçadas.

A trama tem essa base de sociedade secreta e mistérios, mas também é sobre como tecnologia moderna pode conviver com a do passado, como existe espaço para livros físicos e ebooks, porque afinal qualquer coisa é válida quando gera conhecimento. Até mesmo Penumbra se rendeu a eles. Inclusive, tem uma parte onde Penumbra resolve ler ebooks e aí pega um Kobo e o Clay pergunta “Sério? Quem tem um Kobo?”. Achei ofensivo (porque tenho um, rs).

Me identifiquei com o Clay, ou melhor, meio que identifiquei o meu namorado nele. Afinal, o novo atendente da Livraria é nerd, webdesigner, joga RPG e curte livros sobre anões e dragões. Você pode não conhecê-los, mas eu digo: são praticamente a mesma pessoa.

“Livraria 24hrs” é cheia de referências ótimas (e eu amo/sou referências, mesmo quando eu não entendo), algumas do mundo real (como o Google e Star Wars) e outras criadas pelo autor (como o RPG chamado Rockets & Warlocks e a série favorita de Clay, chamada As Crônicas da Balada do Dragão — e eu até queria que essa fosse real porque um livro sobre um anão sábio e um dragão cantor deve ser, no mínimo, muito interessante).

Robin Sloan leva a sério o clima enigmático e, mesmo no final, dá poucas respostas. Primeiro achei estranho, que faltava alguma coisa, mas depois eu achei que era condizente com a narrativa.

Somos uma pequena aliança rebelde, e Penumbra é nosso Obi-Wan. Todos sabemos quem Corvina é.

Texto originalmente publicado em 18 de fevereiro de 2014.

--

--

Letícia Santos
Leticia Inside

“Nothing ever ends poetically. It ends and we turn it into poetry. All that blood was never once beautiful. It was just red.”