ALMA?, DE GAIL CARRIGER

Letícia Santos
Leticia Inside
Published in
2 min readAug 10, 2018
Foto: Resenhando Sonhos

Alma? conta as peripécias de Alexia Tarabotti, uma solteirona convicta da alta sociedade que, em plena Inglaterra Vitoriana, está mais preocupada com o que tem para o jantar do que em arrumar um marido para si. Afinal, torta de melado é uma delícia e um marido só lhe traria dor de cabeça. Não, a Srta.Tarabotti prefere a companhia de sua inseparável sombrinha e dos milhares de livros, a maioria totalmente indecorosos, que herdou do falecido pai italiano.

Um belo dia, enquanto se esquivava para fazer um merecido lanche na biblioteca, Alexia é atacada sem a menor cerimônia por um vampiro. O que essa criatura estava pensando? Atacar a pobre moça sem nem se apresentar antes! E logo quem, justamente uma sugadora de alma que, ao tocar em qualquer ser sobrenatural, faz com que este perca os poderes instantaneamente. Assim, a moça irritadíssima (menos pelo ataque e mais porque o vampiro em questão foi muito mal educado, além de estar mal vestido) resolve investigar o que raios está acontecendo em Londres.

Alma? tem grandes chances de ser o melhor livro do ano pra mim. É engraçadíssimo, com uma protagonista maravilhosa que eu me identifiquei imediatamente. Afinal, logo nos primeiros parágrafos ela já demostra sua independência e deixa bem claro seu caso de amor com a comida.

Inclusive, Alexia é muito a frente de seu tempo, em todos os sentidos. Ela inclusive acaba participando de atos completamente indecentes para a época, e me peguei gargalhando várias vezes durante a leitura, porque né, é uma mulher solteira em pleno século 19! Completamente escandaloso e indecoroso (estou adorando essas palavras).

Nesta “introdução” da série, somos apresentados ao Lorde Maccon, o diretor do DAS com quem Alexia vive arrumando confusão; a Srta Hisselpenny, a melhor amiga que usa chapéus horrorosos e só quer saber de arrumar um bom marido; e ao Lorde Akeldama, o amigo vampiro afeminado que sabe de todas as fofocas da cidade. E também a essa sociedade secreta que não planeja facilitar a vida para os seres sobrenaturais. Mas, nesse primeiro livro, o plot nem é tão importante assim, a melhor parte é a interação entre os personagens.

No geral, Alma? é um livro super engraçado e impossível de não gostar, tanto que corri logo para ler a continuação, Metamorfose?.

Texto originalmente publicado em 14 de julho de 2015.

--

--

Letícia Santos
Leticia Inside

“Nothing ever ends poetically. It ends and we turn it into poetry. All that blood was never once beautiful. It was just red.”