Meu ambiente de desenvolvimento no Linux

Thiago D.
Let’s code Brasil
3 min readJul 13, 2020

Programar em outros ambientes fora da sua zona de conforto é bom para ganhar um experiência extra, mas dá um trabalho danado, vocẽ começa a ter uns erros nada vê para conseguir produzir e buildar os projetos.

A algumas semanas atrás eu estava apanhando para o Ubuntu, que agora que o Focal Fossa está entre nós, eu o tornei meu OS principal no meu notebook pessoal. E ele é o novo Ubuntu 20.04 LTS, já como release final e com updates garantidos e confirmados até 2025.

Se você quiser utilizar, ele já está disponível para todos. Esse sistema da Canonical é uma das distribuições Linux mais populares do mundo e tá lindão \o/

https://ubuntu.com/download/desktop

Como por muito tempo só programei com Windows, desde o muito antigo Windows XP até o mais recente Windows 10, eu nunca nem tinha tocado em outros Sistemas operacionais com o intuito de desenvolver, até que um dia, em um dos meus trabalhos; pá toma um MacOS.

Lembro que minha produtividade foi de 100 à 0 em 1.1 segundos hahahahahahah.

Hoje eu particularmente gosto muito de desenvolver no MacOS, é um excelente sistema operacional para programar, a produtividade nele é bem alta e depois que você pega o jeito com o sistema; só tende a aumentar.

Porém você deve estar se perguntando o por que estou contando essa historia toda, e é ai que tá; depois que tomei um coro nos primeiros meses de Macbook Pro da empresa, decidi aprender e montar um ambiente legal em Linux também.

Pois é outro sistema que eu nunca utilizei para programar e desenvolver as minhas aplicações, daí que estou sendo entusiasta no Ubuntu 20.04 LTS (focal fossa).

Aprendi que dependendo do sistema operacional e todo o ambiente de desenvolvimento que você utiliza, até mesmo a IDE, faz sua performance poder reduzir muito, caso você não tenha um mínimo de background neles, então fica como dica para você leitor, caso nunca tenha trocado suas ferramentas, suas aplicações padrões e ou sistema operacional: tente ver em qual ambiente você produz melhor, sendo ele Windows, Linux ou MacOS.

Bom dito isso, meu ambiente Linux atualmente é o seguinte:

Hardware:

https://www.youtube.com/watch?v=CJcY6_-FM84

SOFTWARE:

https://www.youtube.com/watch?v=5Cf5L2X8sQ0

E minhas ferramentas principais são Open-Source e me garantem muita confiabilidade e produtividade sendo elas:

  • VS Code;
  • Insomnia;
  • Oh-my-zsh;

Sem me prolongar muito, vamos destrinchar um pouco as ferramentas:

https://code.visualstudio.com/

Minha IDE principal é o VS Code, nele uso as seguintes extensões:

  • C# For visual studio code;
  • Visual studio intelliCode;
  • VS Code-icons;
  • JS-CSS-HTML Formatter;
  • Live Server;
  • Prettier — Code Formatter
  • Debugger for Firefox
https://insomnia.rest/

Para fazer minhas requisições rest nos microsserviços, eu utilizo o Insomnia, que é opensource, leve e super prático.

https://ohmyz.sh/

E por fim, mas muito importante, utilizo o terminal do Linux, junto com o oh-my-zsh, que trás muitas facilidades e produtividade no momento que estou desenvolvendo, buildando,testando, commitando e publicando minhas aplicações.

É isso galera, me conta sobre à experiência de vocês e como são os ambientes de desenvolvimento que vocês usam no dia a dia, sendo para trabalhar ou para estudos e projetos pessoais, as melhores ferramentas, maquinas e etc.

--

--