Cultura Tech no dia-a-dia

Thiago D.
Let’s code Brasil
5 min readOct 16, 2020
Releitura de Michelangelo, diferente do gênio renascentista, quero mostrar que nós humanos estamos criando nosso Deus; a IA, e nossa religião de dados será e já é nosso futuro. Artista:https://www.instagram.com/belrossi.tattoo/

Hoje vou falar aqui sobre uma entrevista por meio de um questionário que respondi para uma amiga que está entrando no mundo da tecnologia, e acho que as respostas podem ajudar muito alguém que está com dúvidas se inicia ou não nesse universo.

Bom não vou me alongar muito, caso você seja do mundo da tecnologia, também contribua e responda essa entrevista.

Vamos lá.

1. IDENTIFICAÇÃO:

- Nome: Thiago de Melo Lima

- Formação: Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas

- Área de Atuação (Onde e desde quando):

  • Engenheiro de Software no Itaú desde setembro de 2019.
  • Mas estou na área de desenvolvimento desde 2014.
  • E estudo desenvolvimento de softwares desde 2009.

2. ATUAÇÃO NA ÁREA:

- Por que escolheu atuar nessa área:

Fiz um curso quando tinha 15 anos, em uma instituição para pessoas de baixa renda, chamada nossa senhora de Fátima, o curso que me inscrevi era de Técnico de informática, e eu entrei com intuito de ser um técnico que arrumava computadores, pois nunca tinha ouvido falar de programação na vida, e lá eu tive meu primeiro contato com aulas de programação, algoritmos e todo esse mundo do desenvolvimento.

Desde então eu fiquei apaixonado pela área e ali decidi que seria minha profissão, e agora 11 anos depois, posso dizer que foi a melhor escolha da minha vida, pois eu amo muito o mundo de desenvolvimento de softwares.

- Fale um pouco de sua atuação. Como é o seu trabalho (rotina)?

Dentro do itaú, eu faço parte do squad de DevX do iti.

O iti é uma app que reinventa o jeito de pagar, receber, comprar e vender. Link: https://iti.itau/

Faço parte do backend do squad DevX, onde crio as apis para consumo do app e onde tenho como missão disseminar a cultura de tecnologia, inovação e criatividade para os demais times. Uma de nossas meta é construir ferramentas, pesquisar tecnologias e fornecer padrões de projetos; sendo eles para microsserviços, buildingblocks ou works para engajar os desenvolvedores em sua experiência de desenvolvimento ágil.

- Você se sente realizado nessa área que escolheu ou já pensou em desistir e atuar em outra área?

Totalmente realizado, cada vez que tenho oportunidade de construir um novo software e/ou disseminar meus conhecimentos e experiências; é motivo de mais motivação, e mesmo após 11 anos de estudos, e 6 anos de mercado de trabalho, ainda me vejo muitos anos trabalhando e estudando ainda mais tudo isso.

- Como você vê a importância da sua área?

Quando eu comecei, lá em 2009 eu via a importância de como sendo o futuro, e hoje posso dizer que a tecnologia que usamos é o presente eo futuro e além disso, vai nos ajudar a entender o passado.

O mundo hoje é movido por tecnologias, elas favorecem a vida de todos, claro que podem ser usadas para coisas ruins, mas o meu intuito, e as pessoas que tento me cercar nesse mundo do desenvolvimento, são pessoas engajadas a realizar a construção de software que facilite e mude o jeito que podemos interagir com o mundo e com todos a nossa volta, então posso concluir que a importância da área do desenvolvimento de software para civilização hoje no ano de 2020 é imensurável.

- Em sua opinião quais seriam os maiores desafios de atuar nessa área?

Acredito que o quanto de conhecimento você precisa adquirir e saber que nunca vai poder parar de estudar e se renovar, pois é uma área que lança tecnologias novas constantemente, então se você não se tornar uma pessoa Autodidata, seria muito difícil continuar na área.

- Como você vê o mercado de trabalho em relação a sua área?

É simplesmente gigantesco, é a área de atuação com maior número de contratações, no Brasil tá cheio de vagas e falta mão de obra qualificada.

- O que você diria para alguém que está começando ou pretende começar na sua área?

Estude muito, conteúdos de qualidade, como na alura ou livros da casa do código como materiais de apoio a sua graduação;

Participe de palestras de tecnologia, meetups, eventos e entre nesse universo do desenvolvimento de software;

Siga pessoas que vivam a cultura tech no dia-a-dia;

Procure um mentor;

Tire dúvidas sobre algoritmo e lógica de programação, é sério foca nisso e fique muito bom em ambos, a partir daí sua vida no desenvolvimento de software vai alavancar;

Calma, paciência e muita resiliência;

E se você for adepto; tome muito café.

Claro além disso tudo, o mais importante é você não entrar na área pensando somente em dinheiro, o mundo da tecnologia é gigante e tem lugar para todos, mas profissionais que geralmente fazem tudo por dinheiro, são bem medíocres e atrasam o lado daqueles que realmente amam o que fazem e querem fazer bem feito, então fica essa dica; o responsável pela sua carreira, seja aonde for, é você e não a empresa que você trabalha.

Bom espero que tenham curtido, foi essa entrevista que dei e de certo modo, praticamente todos nós somos biônicos hoje em dia, já que nossos sentidos e funções naturais são complementados por dispositivos como óculos, marca-passos, órteses e até mesmo computadores e telefones celulares (que aliviam nosso cérebro de parte do ônus do processamento e armazenamento de dados).

Estamos muito próximos de nos tornamos verdadeiros cyborgs, de ter características inorgânicas que são inseparáveis de nosso corpo, como órgãos artificiais e ou membros mecânicos/biônicos, como braços e pernas, todas essas características que modificam nossas capacidades, desejos, personalidades e até mesmo nossas identidades.

Algoritmos são a base da vida, todas nossas sensações, emoções e sentimentos são baseados em bilhões de cálculos que nosso cérebro faz para identificar, processar e informar nosso corpo de forma algorítmica.

Sendo assim posso dizer que da forma que estamos conectados aos nossos avanços na tecnologia, programação, ciência de dados e poder computacional, com certeza criaremos inteligências artificiais que vão fazer tudo que nos humanos fazemos, e com certeza com uma previsão 10x, 20x ou infinitamente mais exata do que qualquer humano.

E eu como apaixonado e estudioso desses assuntos como à tecnologia, biotecnologia, programação e inteligência artificial, quero dizer que estou fazendo parte dessa troca de era.

Com muita criatividade e empenho.

Let’s Code. 🚀

--

--