Don’t stop learning

Thiago D.
Let’s code Brasil
3 min readNov 23, 2020

Eu tenho experiência em desenvolvimento de aplicações web utilizando tecnologias como C#, ASP.NET MVC, WebApi Restfull, Entity Framework, MSSQL, MongoDB, Redis, JavaScript, HTML5 , CSS3, Boostrap e Material Design.

Isso foi o que aprendi até meados de 2017 quando entrei em um startup de reconhecimento facial que ficava dentro de um Coworking do cubo Itaú.

Lá eu comecei a trabalhar com microsserviços e estudar .net core, containers com docker e orquestração com kubernets.

Fora que lá, eu agucei minha criatividade, minha imaginação e o dia-a-dia contribuía muito com tudo isso.

O ambiente do cubo era realmente espetacular para ativar o modo criativo de qualquer pessoa, foi então que fiz o curso sobre reaprendizagem criativa com Murilo Gun.

Trabalhar com microsserviços e estudar criatividade foram essenciais para perceber que sou apaixonado por inovação, criatividade e também por desenvolvimento de sistemas. Só então percebi que gosto de participar de todas as fases do desenvolvimento, desde à concepção da ideia até a codificação em si.

E existe uma coisa que acredito que é se preparar para oportunidades que irão surgir em nossas vidas, e hoje vejo que ter criado os microsserviços responsáveis pelo projeto Selfie Check-In da companhia area gol, foi exatamente isso; Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem!

Chegar a engenheira de software dentro do time do iti itaú foi outra oportunidade que agarrei e desde então estou constantemente à procura de novas tecnologias, ferramentas e metodologias para melhorar a mim mesmo e meus sistemas. Faz um ano que estou experimentando como é fazer parte da construção de uma cultura tecnológica dentro de uma empresa e não só dentro de um time do iti.

Hoje eu posso facilmente aprender novos frameworks e atualmente estou aprendendo muito sobre arquitetura, agile, devops e engenharia de software.

No iti já fiz parte do time que foi encarregado de criar uma infraestrutura com microsserviços em .net core 3.1, work services em background que consumiam mensagens de filas SQS de uma cloud AWS pública, para assim trabalhar com dados de forma assíncrona e garantir um onboarding rápido e eficiente aguentando uma grande demanda de dados e tráfego sem impedir que os usuários abrissem sua conta na plataforma iti.

Tudo isso dentro de um Banco, esse foi de longe um baita projeto e de quebra rompeu diversos paradigmas a respeito de instituições bancarias.

Fiz parte do squad de DevX do iti, onde tenho como missão disseminar à cultura de tecnologia, inovação e criatividade para os demais times.

Uma de nossas meta era construir ferramentas, pesquisar tecnologias e fornecer padrões de projetos; sendo eles para microsserviços, buildingblocks ou works services para engajar os desenvolvedores em sua experiência de desenvolvimento ágil.

Além dessas tecnologias que venho estudando, eu procuro sempre ser desafiado, então venho trabalhando em projetos que exigem que eu trabalhe fora da minha zona de conforto, assim obtenho uma curva de aprendizagem exponencial sempre.

Estou desde março em home office por conta da pandemia do coronavírus, e desde então fiz alguns cursos sobre tecnologia, mas o curso que mudou bastante meus hábitos, foi o Produtividade antífragil do Luciano Pires, não tem nada ver com tecnologia, ferramentas ou algo do tipo, ao contrario, lá aprendi sobre viver a produtividade, assim como quando fiz a reaprendizagem criativa, eu aprendi a viver de modo criativo, sem bloqueios, e tenho certeza que esses pontos vão se ligar em algum momento de minha vida.

E é essa dica que quero dar para todos vocês que estão aqui lendo, não importa a área ou função que você está, a vida nós ensina a lutar e correr atrás do que pode ser nosso, podemos abrir nossa mente e adquirir diversos tipos de conhecimento que no momento achamos que podem não se conectar, porem com a experiência que tive em todos esses anos, posso dizer; os pontos se ligam.

E você pode sim alcançar seus objetivos e metas.

Melhor; sem precisar passar por cima dos seus valores e da cabeça de ninguém, você pode chegar aonde você quiser; Só não pare de estudar nunca!

--

--